Morais, Osvando J. deMartins, Mariana Domitilia PadovaniMartins, Mariana Domitilia Padovani1985-1985-2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/547Este trabalho visa analisar e discutir o uso das redes sociais virtuais pelos jovens adolescentes. Tais observações concentram-se nas Imagens Pessoais destes jovens e na automanipulação destas imagens. Escolhe-se para a observação o site Orkut devido sua popularidade entre os jovens brasileiros. Deste modo cabe analisar o modo como os sujeitos utilizam esta ferramenta de sociabilidade virtual e quais podem ser as influências e os efeitos resultantes em reais relacionamentos presenciais. Seja off-line ou online, cada indivíduo expressa determinada identidade ou mesmo identidades. No ambiente virtual, mais especificamente nas redes sociais, o indivíduo extravasa seus desejos de ser e estar contidos no ambiente real. No Orkut, através das fotos do usuário, exibe-se ―uma pessoa-produto‖ ou mesmo ―uma pessoa-marca‖. Surge, portanto, a necessidade de manipulação da auto-imagem que se transforma na autopromoção social presencial e agora virtual. A imagem pessoal do sujeito virtual adquire elementos de aparência e de comportamento muitas vezes diferente daqueles expressados no mundo presencial. Nem tudo que parece ser é. O jogo das manipulações e enganações encontra facilidades no mundo virtual, já que o mesmo oferece ferramentas que motivam de certa forma as representações muitas vezes fantasiosas. Além disso, o ideal de beleza tão desejado pelo sujeito social é agora mais próximo e possível no meio virtual, em especial nas redes sociais, como o caso do Orkut. Graças às ferramentas de edição gráfica e digital, cirurgias plásticas, por exemplo, podem ser substituídas por alguns toques no teclado do computador ou alguns arrastões com o mouse. A Imagem Pessoal forma-se e transforma-se a partir dos modelos pré-estabelecidos pela mídia satisfazendo os desejos mais subjetivos do indivíduo, ora presencial ora virtual.This work aims to analyze and discuss the use of social networking by young adolescents. These observations focus on the Personal Images of these youngs and self-manipulation of the images. Our observation focus Orkut site, due to its popularity among young Brazilians. Thus we need to analyze how the subjects use this tool for virtual sociability and what may be the influences and the resulting effects on real personal relationships. Whether offline or online, each individual expresses a particular identity or even identities. In the virtual environment, specifically in social networks, the individual goes beyond their desire to be and be contained in the real environment. In Orkut, the photos of the user, ―a person-product" or even "a person-brand" is displayed. Therefore, there is a need to manipulate the self-image that becomes social personal selfpromotion now virtual. The personal image of the subject acquires virtual elements of appearance and behavior often different from those expressed in the real world. Not everything seems like it is. The game of manipulation and deceit is easier to be played in the virtual world since it offers tools that motivate somewhat fanciful representations. Moreover, the ideal of beauty desired by the social subject is now nearer in the virtual environment, particularly in social networks, as the case of Orkut. Thanks to graphical and digital editing tools, plastic surgery, for example, can be replaced by a few taps on the computer keyboard or simply moving the mouse. The Personal Image is formed and becomes the basis of media pre-established models fulfilling subjective desires of the individual, in the real or virtual world.Comunicação e culturaImagem corporalJovens - SocializaçãoRedes sociais on-lineComunicação, cultura e sociabilidade: imagem pessoal do jovem no Orkut e liberdade paradoxal nas redes sociaisDissertação