Nogueira, Eliete JussaraNogueira, Lilian de Fatima ZanoniNogueira, Lilian de Fatima Zanoni2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/475Esta pesquisa debruça-se sobre a realidade de inclusão de deficientes em instituições de Ensino Superior, e objetiva analisar quais modificações/interferências essa realidade impõe aos docentes, baseado em Tardif, Morosini, Mancebo, Dejours, Thoma, Prioste, Eidelwein. Utilizou-se o método qualitativo, com base em pesquisa de campo, elaborada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados, optou-se por organizá-los em categorias baseadas no roteiro da entrevista. Foram pesquisadas três instituições particulares da cidade de Sorocaba, com a participação de nove professores. Como resultado, observa-se que as ações institucionais são individualizadas a partir dos tipos de deficiência, não clara aos docentes, e interferindo no recebimento dos alunos. Os docentes, de um modo geral, valorizam a atuação com deficientes, relatando que a experiência acrescentou -lhes novas formas de vivenciar a docência, formas essas expressas na necessidade de modificação pedagógica, comunicacional e de relacionamento com o grupo e com o aluno individualmente. Acrescenta-se ao trabalho docente, nessa realidade, uma sobrecarga de trabalho, à medida que é necessário, com a mesma carga horária, atender a esse público individualmente em algumas necessidades específicas. A flexibilização e a precarização do trabalho docente se apresentam como decorrentes da necessidade de cumprir com as atribuições rotineiras da profissão, independente de haver inclusão ou não. Concluiu-se que na realidade estudada a inclusão desses deficientes no Ensino Superior interferiu positivamente no trabalho docente, porém, é urgente que sejam pensadas ferramentas de suporte para politicas educacionais inclusivas, ampliando as ações para além dos esforços individuais do docente.This research is a reflection about the reality of inclusion of disability students in institutions of Superior Education, and aims to analyze which modifications/interferences this reality imposes on the professors, based ok Tarddif, Morosini, Mancebo, Dejours, Thoma, Prioste, Eidelwein. As methodology, was used the qualitative method, based on field research, elaborated by half-structuralized interviews. For the data analysis, was chosen to organize them based on the script of the interview. Three privates institutions in the city of Sorocaba, were researched with the participation of nine professors. As results, were watched that he institutions actions presents individualized from the types of disability, not making clear to the teachers, and interfering with the reception of students. The teachers, in general, consider positive the performance with disability students, reporting that adds a new experience forms of teaching, and a necessity of change in the practice of teaching, communication and relationship with the group and to the student individually. This reality, added to the teaching work, a heavy workload, and it is necessary the same workload to attend this public in some individuals needs. The flexibility and the precarious teaching are presented as the needs of fulfill the routine duties of the profession, regardless of have a inclusion or not. We conclude that inclusion of disabled students in Education Superior interferes positively in teaching, however, it is urgent that are designed new ways to support the educational politics of inclusion deficiency in that reality, magnify the actions through the individuals efforts of teachers.Educação inclusivaEducação especialInclusão em educaçãoDeficientes - Ensino superiorInclusão de deficientes no ensino superior: o trabalho docente frente ao processo de inclusãoDissertação