Salles, Fernando CasadeiLobo, Sílvia Cavalcante LapaLobo, Sílvia Cavalcante Lapa2023-05-092023-05-092008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/469A fim de acrescentar à pauta de debates o assunto Auxiliares de Educação, esta pesquisa tem como objetivo verificar quais os trabalhos exercidos por esses profissionais e qual a formação exigida para exercerem tal cargo. Esta dissertação buscou conhecer nos pressupostos teóricos, qual conhecimento necessário a um profissional para exercer o trabalho docente a que são convocados, tendo em vista o binômio cuidar/educar. Verificaram-se as questões metodológicas que perpassam o universo escolar e qual seria a formação adequada para tais profissionais da educação. Buscou-se verificar as condições de trabalho do Auxiliar de Educação na dinâmica do cotidiano das instituições escolares. Quem são e como compreendem sua função no binômio cuidar/educar? Pesquisa realizada com e sobre esses profissionais revelou que quando faltam, são substituídos por professores, com formação específica para serem educadores, enquanto os Auxiliares de Educação têm como exigência apenas o Ensino Médio. Os desafios concretos da prática cotidiana revelam a necessidade de um preparo que não existiu. As entrevistadas percebem que cuidar em casa (como mãe) não é a mesma coisa que cuidar e educar (como Auxiliar de Educação). A busca dos referenciais teóricos permitiu observar mudanças significativas na área da educação, especialmente as relativas à educação infantil, a partir da redemocratização do país, década de 1980. Apareceram, então, as creches como parte integrante do sistema escolar, mas a questão que se levanta é que continuam à margem da legislação, alguns agentes educativos incorporados à educação infantil: monitores, crecheiros, recreacionistas, pajens e Auxiliares de Educação. Apesar de as crianças no Brasil terem assegurado o direito à educação infantil, o que se verificou na cidade de Sorocaba é que o atendimento em creches está bem longe do ideal. Crianças de quatro meses a três anos estão sob a responsabilidade de Auxiliares de Educação, “profissionais” que não possuem conhecimento específico sobre o processo de crescimento, desenvolvimento orgânico (promoção da saúde), aquisição de habilidades psicomotoras e desenvolvimento das funções intelectuais. A pesquisa verificou em que medida os Auxiliares de Educação tem consciência da relação educar/cuidar, no desenvolvimento de suas atribuições cotidianas. Os resultados revelaram que é necessário deixar claro qual é o papel que deve desempenhar a creche no sistema educativo uma vez que esses profissionais denominados Auxiliares de Educação percebem não estar preparados para as atribuições que lhes são impostas no dia-a-dia.To add to the agenda of discussions on the subject to Education Auxiliaries, this research aim is verify which work carried out by these professionals and what the training required to perform that role. This dissertation sought to learn the theoretical assumptions, which required knowledge to a professional to exercise the teaching profession to which they are summoned, in view of the binomial take care / educate. Checked methodological issues that passed the school universe and what would be the proper training for such professionals in education. We verified the conditions of work of the Education Auxiliaries in the dynamics of everyday life of schools. Who are they and how to understand their function in the binomial take care / educate? And on research conducted with these professionals has shown that when missing, they are replaced by teachers, specifically trained to be educators, while the Education Auxiliaries have as requirement only a high school degree. The challenges of daily practice show the need for a preparation that did not exist. The interviewees perceive that care at home (as mother) is not the same as caring for and educating (as Education Auxiliary). The search for theoretical references allowed to observe significant changes in education, especially those relating to early childhood education, from the democratization of the country, in the 1980s. Appeared, then, daycares as part of the school system, but the question that arises is that continue outside the regulations, some agents incorporated into the educational preschool: monitors, daycare professionals, recreationists and Education Auxiliaries. Although children in Brazil have secured the right to childhood education, which occurred in the Sorocaba city is that attendance at daycare is far from ideal. Children from four months to three years old are under the responsibility of Education Auxiliaries, "professionals" who do not have specific knowledge about the process of growth, organic development (health promotion), psychomotor skill acquisition and development of intellectual functions. The research verified at what level Education Auxiliaries are aware in the relationship educate / take care in developing their daily assignments. The results revealed that it is necessary to make clear what role daycare should play in the education system since these professionals so called Auxiliaries Education have known do not to be prepared for the duties imposed on them from day to day.Educação de criançasCrechesFormação profissionalOs auxiliares de educação e o seu trabalhoDissertação