Schettino, Paulo B. C.Duarte, Fernando Celso NegrãoDuarte, Fernando Celso Negrão2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/422A nossa pesquisa tem por objetivo refletir a fotografia enquanto objeto de comunicação e sua capacidade de registro e representação histórica de fatos que marcaram os primórdios da Fundação Dom Aguirre e da Universidade de Sorocaba. Na introdução, procura-se trazer um breve relato sobre a fotografia, ressaltando sua função de recorte e de registro de fragmentos históricos da sociedade. Partindo-se da hipótese de que "a fotografia é tomada como ampliação do olhar do pesquisador", conforme afirma Boas, busca-se resgatar a história através de material fotográfico. E apoiados em Deleuze, podemos afirmar que a imagem não precisaria da linguagem verbal; o texto, assim, acaba, por vezes, redundante, por ser próprio da fotografia a linguagem visual/imagética.This research‟s goal is to think about photography as a communication object and its capacity to register and represent historic facts which have outstood the beginning of Dom Aguirre Foundation and the University of Sorocaba. We intend to start our research-based dissertation with a brief story about photography, standing out its function of clipping and registering historical fragments of society. Taking in consideration the hypothesis that “photography is seen as an amplification of the researcher‟s look”, as suggest by Boas, we try to save its history through photographical material and based on Deleuze we can also assure that an image would not need the verbal language, when sometimes texts end-up being redundant for pertaining to the photography itself the visual/imagetic language.Fotografia documentáriaFotografia documentária - Universidade de Sorocaba - Sorocaba (SP)A gênese da Universidade de Sorocaba: um resgate fotográficoDissertação