Pinto, Rafael Angelo BunhiCarrera, Fabio RodriguesCarrera, Fabio Rodrigues2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1090Esta dissertação tem como tema a evasão no ensino superior brasileiro e se justifica pela necessidade de diminuição dos índices de evasão, que representam prejuízos, tanto para os estudantes quanto para as Instituições de Ensino Superior – IES, resultando no desperdício de investimentos, públicos ou privados. Tem como objetivo principal o desenvolvimento de preditores que possam auxiliar na análise da evasão e na elaboração de um modelo de predição, baseado na literatura internacional e nacional sobre evasão. Ademais, este trabalho também busca indicar quais os principais preditores nos quais a instituição de ensino superior pode intervir com o intuito de diminuir os índices de evasão. Para isso, se propõe a estudar sociologicamente as complexidades dos jovens adultos, focando no contexto nacional, pois representam a grande maioria dos ingressantes no ensino superior; assim como buscar modelos de evasão que possam ser adaptados à realidade brasileira, com base nas informações coletadas em estudos com caráter qualitativo realizados com estudantes de Instituições de Ensino Superior – IES nacionais. Outro ponto é o caráter genérico e adaptável dos preditores, que busca abranger o maior número de variáveis possíveis ligadas ao contexto acadêmico e social do estudante. Por fim, foram estabelecidos dez preditores, divididos em dois grupos: Grupo 1 - Alta influência da IES e Grupo 2 - Influência baixa ou nula da IES. Dentre as considerações finais, é possível destacar: a) a natureza heterogênea e complexa da evasão expressa no número de preditores e a relação intrínseca entre os mesmos; b) o fato do processo de evasão no ensino superior começar antes mesmo do estudante se matricular na IES; c) o fato de que boa parte dos fatores que levam à evasão não tem influência direta da instituição e que, portanto, a mesma deveria focar principalmente nos preditores do Grupo 1.The theme of the present study is the dropout from the Brazilian higher education and the study results from the need to decrease the levels of dropouts, that represent losses, for both students and institutions of higher education, resulting on the waste of public and private investiments. Its main goal is to develop dropout predictors that may help the analysis of dropout and in the elaboration of a prediction model, based on the international and national dropout literature. Besides, this dissertation seeks to indicate the main predictors in which the higher education institution can intervene in order to reduce dropout rates. It proposes to study sociologically the complexities of young adults, focusing on the national context, because the young adults are the majority of those entering in higher education, as well as search for dropout models that may be adapted to the Brazilian reality, based on information collected in qualitative studies conducted with national higher education students. Another point is the generic and adaptable feature of the predictors that seek to cover the largest number of possible variables linked to the academic and social context of the student. Finally, ten predictors were established, divided into two groups: Group 1 - High influence of the HEI (High Education Instution) and Group 2 - Low or no influence of the HEI. Among the final considerations, it is possible to highlight: a) the heterogeneous and complex nature of dropout expressed in the number of predictors and their intrinsic relationship; b) the fact that the dropout process in higher education starts even before the student enrolls in the IES; c) the fact that most of the factors that lead to dropouts do not have a direct influence of the institution and that it should focus mainly on the predictors of group 1.Evasão universitáriaEnsino superiorUniversidades e faculdades - AdministraçãoEvasão na educação superior: proposta de preditores para análise de evasãoDissertação