Drigo, Maria OgéciaLopes, Daniela de OliveiraLopes, Daniela de Oliveira2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1004A pesquisa tem como tema as dificuldades de ensino e de aprendizagem em matemática no ensino superior e é norteada pela seguinte questão: como docentes e discentes, no ensino superior, justificam as suas dificuldades de ensino e de aprendizagem de matemática, respectivamente, e como procuram superá-las em relação às causas apresentadas? Assim sendo, o objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de possíveis causas de dificuldades de docentes e discentes, de ensino e de aprendizagem de disciplinas, respectivamente, que envolvem conhecimentos matemáticos no ensino superior. Os objetivos específicos são os seguintes: identificar os motivos prováveis de dificuldades de aprendizagem em matemática, por parte do discente; identificar os motivos prováveis de dificuldades de ensino de matemática, por parte do docente; explicitar aspectos de metodologias de ensino de matemática e explicar as concepções – principalmente vinculadas ao conhecimento matemático – que podem subsidiar as práticas em realização. As reflexões envolvem dados coletados com alunos e professores de universidades públicas, privadas e comunitárias da região de Sorocaba, que foram analisados, sob a perspectiva de ideias de Polya, D’Ambrósio e Machado, principalmente. Dentre os resultados, constatamos que predominam práticas voltados ao ensino tradicional – exposição de assuntos, exemplos, resolução de exercícios – e a concepção de que a matemática é vista como um conhecimento em que a linearização dos assuntos prevalece. A importância desta pesquisa está no fato de que as transformações de concepções relativas à matemática, que implicam na possibilidade de geração de novas metodologias de ensino, alcançam a revisão da formação de docentes.The research has as theme the teaching and learning difficulties in mathematics in college education and is guided by the question: how teachers and students, in higher education, justify their teaching and learning in mathematics, respectively, and how they overcome the causes presented? Therefore, the general objective of the research is to contribute to the understanding of possible causes of difficulties for teachers and students, of teaching and learning subjects, respectively, which involve mathematical knowledge in higher education. The specific objectives are identify the probable reasons for learning difficulties in mathematics, by the students; identify the probable reasons for difficulties teaching mathematics by the teachers; explain aspects of mathematics teaching methodologies and explain the conceptions - mainly linked to mathematical knowledge - that can support the practices in progress. The reflections involve data collected with students and teachers from public, private, and community universities in the region of Sorocaba, which were analyzed, under the perspective of ideas from Polya, D’Ámbrósio, and Machado, mainly. Among the results, we found that practices aimed at traditional teaching predominate – exposing subjects, examples, solving exercises – and the conception that mathematics is seen as knowledge in which the linearization of subjects prevails. The importance of this research is in the fact that the transformations of conceptions related to mathematics, which imply the possibility of generating new teaching methodologies, reach the revision of teacher training.Matemática - Estudo e ensinoPrática de ensinoEnsino superiorDificuldades de ensino e aprendizagem em matemática na educação superiorDissertação