Medrado, Hélio Iveson PassosHelaehil, Soraya Aparecida MarinhoHelaehil, Soraya Aparecida Marinho2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/515A presente pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre as violências concreta, simbólica e intermediária no cotidiano das instituições escolares no município de Sorocaba – SP. Estudos realizados pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa - PODIS (Poder e Disciplinamento nas Instituições Escolares de Sorocaba) permitem afirmar que é fundamental superar a perspectiva de inventariar acontecimentos nefastos vividos por atores da escola, assim como afirmar que o domínio conceitual sobre a temática se limita à violência concreta e, quando muito, à simbólica. A modulação intermediária praticamente inexiste nas reflexões, e é ela que permite a tomada de decisões durante o acompanhamento das agressões produzidas no âmbito escolar. Novos paradigmas tratados por Maffesolli e Foucault insistem que somos uma sociedade disciplinada e disciplinadora e que admitimos a transferência de conhecimento por intermédio da disciplina e do disciplinamento, atitudes essas que já não conseguem oferecer respostas às mudanças vividas no dia a dia da escola. E o que é pior, autoridades públicas, bem como suas políticas e grades curriculares, fracassam em querer explicar o novo com ideias e modelos que já não explicam o que passa e vive cada estabelecimento de ensino das redes municipal, estadual e particular de Sorocaba. Como resultado, observa-se que: as relações no cotidiano escolar estão saturadas. Esse é o universo que nossa pesquisa aborda, de forma clara, responsável e digna, focando essas questões mais observáveis, portanto, menos opacas. Aí está a centralidade da pesquisa. As questões que se introduzem são a da postura e do olhar interdisciplinar que, fundamentalmente, levam em consideração o contexto e produzem novos conhecimentos a partir de conceitos, ao invés daquelas que, a priori, desconsideram o entorno. Essas últimas são, em geral, posturas e maneiras de conceber as instituições praticadas por órgãos como: as Secretarias de Educação, Pasta dos Ministérios, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Delegacia da Infância e da Adolescência, Organização Mundial da Saúde, Organização dos Estados Americanos, entre outros.The present paper is guided by interdisciplinary research on concrete and symbolic forms of violence, on daily routine within school environment in the city of Sorocaba - SP. Studies conducted by the Interdisciplinary Research Group - PODIS (Power and Discipline in Schools of Sorocaba) have revealed that it is essential to overcome the perspective of creating an inventory on adverse events experienced by school actors, as well as to defeat the claim that the conceptual domain on the subject is limited to concrete form of violence and, if anything, its symbolic form. The intermediary modulation is practically nonexistent in the reflections, and it is that which allows the decision-making during the monitoring of aggressions produced in the school. New paradigms treated by Foucault and Maffesolli insist that we are a disciplined and disciplinarian society, and that we allow knowledge to be conveyed through discipline and regimentation. Those attitudes are no longer able to offer answers to the changes experienced in day to day school life. Even worse, public authorities and their policies and curriculum grades fail to explain the new events with ideas and models that no longer explain that which happens in each municipal, state and private schools in Sorocaba. The result is that the relationships in school life are saturated. This is the universe that our research addresses, in a clear, responsible and dignified manner, focusing on those issues that are more observable, therefore, less opaque. Here is the centrality of the present research. The questions are introduced, making use of an interdisciplinary approach that ultimately takes into account the context, and produces new knowledge from concepts, rather than disregarding the environment, as it is done by public institutions such as the Departments of Education, Home Ministries, Military Police, Child Protection Council, Office of Children and Adolescents, World Health Organization, the Organization of American States, among others.Violência na escolaConflito - AdministraçãoEscolas - Sorocaba (SP)Violência intermediária: um olhar interdisciplinar no cotidiano escolarDissertação