Oliveira, Édison Trombeta de2025-10-032025-10-032025https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2157Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e ao Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Escola, Inovação e Aprendizagem – TEIA, da Universidade de Sorocaba. O tema dessa pesquisa é o processo de construção da identidade profissional do docente. que é guiada pela seguinte questão: como os docentes não licenciados do curso técnico profissionalizante do SENAC-SP — Itapetininga relacionam a sua trajetória com a construção da sua identidade profissional. Deste modo, o objetivo geral é compreender a relação entre a trajetória do docente, seus saberes e o processo de construção da identidade profissional no contexto do ensino técnico no SENAC-SP Itapetininga, enquanto: Identificar elementos da trajetória pessoal e profissional; Explicitar os conhecimentos adquiridos formalmente e as experiências práticas que influenciaram a identidade do professor; Avaliar a importância da união entre as experiências práticas no mundo do trabalho e a formação acadêmica no desenvolvimento dos saberes docentes são os objetivos específicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se vale de Tardif e Imbernón para tratar de saberes docentes e de entrevistas com seis docentes da unidade de ensino mencionada, que foram analisadas na perspectiva de Minayo. Entre os resultados destacamos que alguns docentes enfatizaram a aplicação direta da prática profissional para a formação do conhecimento técnico dos estudantes, enquanto outros priorizam a fundamentação teórica, ainda que apondo suas vivências profissionais como complementos à prática pedagógica. E ainda, as análises confirmaram que o aprimoramento da prática docente no ensino técnico está intrinsecamente ligado à articulação contínua entre os saberes disciplinares, pedagógicos e as experiências profissionais. A pesquisa é relevante porque lança luz sobre um contexto da construção da identidade profissional de docentes não licenciados atuando no ensino técnico-profissionalizante. Ao focar no SENAC-SP de Itapetininga, a investigação contribui para a compreensão de como esses professores oriundos, em sua maioria, do mundo do trabalho, constroem suas práticas pedagógicas e seus saberes docentes, mesmo fora das rotas tradicionais de formação em licenciatura. A relevância também se manifesta na valorização dos saberes da experiência; Contribuição para políticas de formação continuada; Reconhecimento da diversidade de trajetórias; impacto na qualidade do ensino técnico.This dissertation is linked to the research line School Daily Life, Educational Practices, of the Postgraduate Program in Education, and to the Research Group on Technologies, School, Innovation and Learning – TEIA, of the University of Sorocaba. The theme of this research is the process of constructing the professional identity of instructors, which is guided by the following inquiry: The way in which non-licensed instructors of the SENAC-SP professional technical course in Itapetininga relate their personal trajectories to the construction of their professional identities. Thus, the general objective is to understand the relationship between the instructor's trajectory, their knowledge, and the process of constructing their professional identity within the context of technical education at SENAC-SP Itapetininga, whilst the specific objectives are: identifying elements of the personal and professional trajectory; explaining the knowledge acquired formally and the practical experiences that influenced the instructor's identity; and evaluating the importance of the union between practical experiences in the world of work and academic training in the development of teaching knowledge. This is qualitative research that draws on Tardif and Imbernón to address teaching knowledge and interviews with six instructors from the mentioned educational institution, which were analyzed from Minayo's perspective. Among the results, we highlight that some instructors emphasized the direct application of professional practice for the formation of students' technical knowledge, while others prioritize theoretical foundations, even though they consider their professional experiences as complements to pedagogical practice. Furthermore, the analyses confirmed that the improvement of teaching practice in technical education is intrinsically linked to the continuous articulation between disciplinary knowledge, pedagogical knowledge, and professional experiences. The research is relevant because it sheds light on the context of the construction of the professional identity of non-licensed instructors working in technical-vocational education. By focusing on SENAC-SP in Itapetininga, the investigation contributes to the understanding of how these instructors, most of whom come from the world of work, construct their pedagogical practices and teaching knowledge, even outside the traditional routes of undergraduate training. The relevance also lies in the appreciation of experiential knowledge; the contribution to continuing education policies; the recognition of diverse professional trajectories; and the impact on the quality of technical education.Prática de ensinoProfessores de ensino técnico - FormaçãoSaberes do docenteA integração entre teoria e prática : reflexões sobre a identidade e formação de docentes no ensino técnicoDissertação