Reigota, MarcosGarcia, Daniele de OliveiraGarcia, Daniele de Oliveira2023-05-092023-05-092022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1096Este trabalho propõe um passeio no jardim de memórias da autora, jardineira-professora-pesquisadora e de seus sujeitos de pesquisa: trabalhadores da lavoura do interior de São Paulo - seus pais, tios e antepassados. Os relatos das memórias ensejam contemplar os objetivos diversos desta tese: tornar visíveis e relevantes as histórias destes sujeitos (retratos do Brasil Profundo) e, assim, trazer à tona cotidianos escolares diferentes, que transbordam e invadem as práticas pedagógicas da autora, quando se vê (e assume a) posição ética, política e pedagógica de educadora freireana (Reigota, 2020). A tese é organizada em capítulos intitulados “cantos do jardim”, blocos de sentido não sequenciais, que podem ser lidos à escolha do leitor. Os primeiros capítulos recebem o nome flore: Flores de Uva, A flor do professor, Girassóis e Dente de Leão. Há também outros cantos, que não recebem o nome de flores, uma vez que são espaços diferentes do jardim: o canto “banco do jardim” é o espaço do diálogo com os autores que acompanham durante o processo de escrita desta tese: Fernando Frochtengarten (2005), Eclea Bosi (1983), Marcos Reigota (1999, 2008, 2019 e 2020), Antonio Cândido (2017), bell hooks (2021), Paulo Freire (2011, 2013, 2019, 2020 e 2021), Peter Spink (2008), entre outros. O canto “Flores perfumadas” apresenta o momento em que a tese torna-se objeto de si mesma: quando afeta-se e transforma-se por meio do contato com outras narrativas e memórias de estudantes trabalhadores que chegam ao Ensino Superior (sendo eles, muitas, vezes, os primeiros representantes de suas famílias a ocupar estes espaços). Por fim, o canto Passaredo, tem o nome dedicado à colega do grupo Perspectiva Ecologista, Marta Catunda, que faleceu durante o processo des escrita desta tese. O Passaredo, apresenta aos leitores um “jogo de memórias” desenvolvido a partir dos objetos geradores que motivaram as lembranças narradas neste trabalho. O jogo, como conteúdo pedagógico, convida para que outros educadores-jardineiros possam cultivar sentidos e aprendizagens. Desta forma, entende-se que as memórias desta jardineira e de seus sujeitos, partem de uma dimensão individual para pertecimento coletivo, uma vez que se que a pesquisa gera reflexos e reflexões a partir de sua leitura, além de almejar lançar sementes para o cultivo de outros jardins.This work proposes a walk in the memories garden of the author, gardener-teacher-researcher and her research subjects: agricultural workers in the interior of São Paulo - their parents, uncles and ancestors. The narratives allow us to contemplate the different objectives of this thesis: to make the stories of these subjects visible and relevant (portraits from Deep Brazil) and, thus, bring to light different school routines, which overflow and invade the author’s pedagogical practices, when one sees (and assumes the) ethical, political and pedagogical position of a teacher Freireana (Reigota, 2020). The thesis is organized into chapters entitled “corners of the garden”, non-sequential blocks of meaning, which can be read at the reader’s choice. The first chapters are called flore: Flores de Uva, A flor do professor, Girassóis and Dente de Leção. There are also other corners, which are not named after flowers, since they are different spaces from the garden: the corner “banco do jardim” is the space for dialogue with the authors who accompanied the writing process of this thesis: Fernando Frochtengarten ( 2005), Eclea Bosi (1983), Marcos Reigota (1999, 2008, 2019 and 2020), Antonio Cândido (2017), bell hooks (2021), Paulo Freire (2011, 2013, 2019, 2020 and 2021), Peter Spink ( 2008), and others. The chapter “Flores Perfumadas” presents the moment when the thesis becomes an object of itself: when it affects and transforms itself through contact with other narratives and memories of working students who arrive at Higher Education (being them, often the first representatives of their families to occupy these spaces). Finally, the song Passaredo is named after a colleague from the Perspectiva Ecologista group, Marta Catunda, who died during the writing process of this thesis. Passaredo presents readers with a “memory game” developed from the generating objects that motivated the memories narrated in this work. The game, as pedagogical content, invites other educators-gardeners to cultivate senses and learning. In this way, it is understood that the memories of this gardener and her subjects start from an individual dimension for collective belonging, since the research generates reflexes and reflections from its reading, in addition to aiming to sow seeds for cultivation. from other gardens.Educação - Finalidades e objetivosPrática de ensinoTrabalhadoras ruraisMemória autobiográficaNo jardim das memórias: cotidianos escolares a partir das narrativas dos trabalhadores ruraisTese