Cammarano González, Jorge LuísFortunato, MarisaFortunato, Marisa2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/432As mudanças no mundo do trabalho que caracterizaram as últimas décadas do século XX trouxeram implicações diretas para os trabalhadores, tanto no campo da produção, como no campo da educação. O advento da reestruturação produtiva – caracterizada por mudanças tecnológicas e de gerenciamento da força de trabalho – exigiu um novo perfil de profissional que rapidamente respondesse e se adaptasse a este modelo, demandando o estabelecimento de uma política de formação que atendesse as novas exigências do sistema produtivo. Nesse contexto, as reformas educacionais dos anos 1990 foram elaboradas num processo de correlação de forças e de embate entre vários setores da sociedade. Marca presença nesse confronto o movimento da classe trabalhadora e suas centrais sindicais. Aqui focamos nossa atenção na Central Única dos Trabalhadores – CUT, que desde sua criação nos anos 1980, sempre teve a educação como uma de suas bandeiras de luta. O debate e as propostas pertinentes à presença da educação como prática formativa da classe trabalhadora foram potencializadas a partir do IV Congresso, realizado em 1991. Nessa sua trajetória, a CUT acumulou uma experiência significativa no campo da formação sindical, o que possibilitou a elaboração de uma proposta educacional que tinha como centralidade o trabalho, ao mesmo tempo em que considerou em seu currículo a articulação da formação profissional com a formação propedêutica. Nesta pesquisa, buscar-se-á compreender: como a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT), a partir de seu posicionamento frente às mudanças no mundo do trabalho, vislumbrou sua atuação no campo educacional? Nesta investigação, a análise incide sobre os documentos oficiais produzidos no âmbito das reformas educacionais e da proposta de formação profissional e elevação de escolaridade do Programa Integrar da CNM/CUT, no que tange ao ensino médio.The changes in the labor market that characterized the last decades of the twentieth century had direct implications for workers, both in the field of production, as in the field of education. The advent of production reorganization - characterized by technological changes and management of the workforce - demanded a new professional profile to quickly respond and adapt to this model, requiring the establishment of a training policy to meet the new production system demands. In this context, the educational reforms in the 90’s were prepared in a process of forces correlation and the conflict between different society sectors. Mark its presence in this clash the movement of working class and its trade unions. Here we focus our attention on the Central Única dos Trabalhadores - CUT, which since its creation in 80’s of the twentieth century, had always the education as one of its banner of struggle. The debate and the relevant proposals to the presence of education as practical working class training were enhanced from 1991 on with the IV Conference, held that year. This conference set new strategies of action, abandoning the claiming prospect for a strategy to take more purposeful action. In its trajectory, CUT accumulated significant experience in the field of trade union formation, which allowed the development of an educational proposal that was centered in working, while they had in their curriculum the link between training and propaedeutic training. In this research, we involve: as the National Confederation of Metalworkers of Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT), from of its positioning opposite to the changes in the world of work, envisioned its role in the educational field? In this research, the analysis will focus on the official documents produced as part of educational reforms and the proposal included in the CNM/CUT’s Programa Integrar for professional development and education improvement, in terms of high school.Educação de adultos - Aspectos políticosTrabalhadores - EducaçãoSindicatos e educaçãoEducação profissional e elevação de escolaridade: a educação de adultos trabalhadores no nível médio de ensinoDissertação