Vendramini Zanella, Daniela AparecidaGranjeiro, Nícolas dos Santos RodriguesGranjeiro, Nícolas dos Santos Rodrigues2025-02-172025-02-172024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1825https://doi.org/10.22482/dspace/362O presente artigo apresenta uma análise discursiva dialógica dos álbuns da cantora, compositora e produtora Jaloo, e objetiva compreender aspectos da subjetividade da cantora através da linguagem. O trabalho baseia-se teórico-metodologicamente sobre estudos de linguagem de Bakhtin (1997), Brait (2006), compreensão da decolonialidade sobre debates culturais, históricos, sociais e políticos em “On Decoloniality” de Walsh e Mignolo (2018) e referenciais da teoria de subjetividade do ser decolonial de Fanon (apud Faustino, 2018) em Fratz Fanon: um revolucionário, particularmente negro. A partir da perspectiva dialógica, o estudo investiga as relações entre o sujeito, contexto e materialidade, e assim, o artigo discute a arte da cantora Jaloo como possibilidade de análise dentro do campo linguístico e sócio-histórico. Conclui-se que a arte de Jaloo pode ser compreendida como um espaço de resistência cultural e expressão de subjetividade decolonial do ser em busca da identidade e transformação no meio que se insere, podendo ser trabalhada como matéria de análise no campo educacional proporcionando a arte como possibilidade de disputa política e social.This article presents a dialogical discourse analysis of the albums by singer, songwriter, and producer Jaloo, aiming to understand aspects of the artist's subjectivity through language. The work is theoretically and methodologically grounded in the language studies of Bakhtin (1997) and Brait (2006), as well as in the discussions on decoloniality found in On Decoloniality by Walsh and Mignolo (2018). Additionally, the theoretical framework of Fanon (apud Faustino, 2018) in Frantz Fanon: A Revolutionary, Particularly Black is used to understand the decolonial subjectivity. From a dialogical perspective, the study investigates the relationships between the subject, context, and materiality, discussing Jaloo's art as a possibility for analysis within the linguistic, cultural, and socio-historical fields. It is concluded that Jaloo’s art can be understood as a space of cultural resistance and the expression of a decolonial subjectivity, in search of identity and transformation within the context in which it is inserted. Furthermore, her work can be explored as a subject of analysis in the educational field, providing art as a space for political and social dispute.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLetras - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCAnálise discursiva dialógica: a subjetividade nas músicas de JalooArtigo / TCCLingüística, Letras e Artes::Letras