Barreira, Luiz CarlosAvila, Marilene Roberto deAvila, Marilene Roberto de2023-05-092023-05-092005https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/300O objetivo deste estudo é contribuir com a Historiografia da Educação Brasileira, produzindo um conhecimento sobre a educação feminina na década de 1960, do século XX, por meio de uma abordagem do cotidiano escolar e analisando a visão das alunas com relação à instituição educativa católica, o Colégio Cristo Rei, das Missionárias Agostinianas, em São Paulo, na região da Vila Mariana. O Colégio Cristo Rei educou meninas e jovens, da comunidade formada por descendentes de imigrantes de várias origens, na maioria italianos, que ao se fixarem no bairro, deram início a uma região de classe média tradicional. A Congregação das Missionárias Agostinianas com seu carisma educativo, que nas origens privilegiava à formação de jovens professoras, em Barcelona, Espanha, se instala na zona urbana de São Paulo, com o objetivo de atender prioritariamente às camadas abastadas da população, por meio da sua ação educativa. A investigação tem como eixo condutor o processo de acomodação da obra ao contexto das famílias de classe média tradicional, privilegiando a reprodução de hábitos e costumes incutidos nas práticas educativas e disciplinares, em um período de muitas transformações na sociedade brasileira. Este estudo revela que o Colégio Cristo Rei foi um meio produtor da ação educativa e que em alguns aspectos, revela a visão das mulheres, na proposta formadora das escolas religiosas do período, porém se diferencia pela marca peculiar à educação voltada a formação de professoras.The objective of this study is to contribute whit the Brasilian Educational Historiography, producing knowledge on the female education of the 1960’s, through an overview of the school daily routine and analyzing the female students point of view of the catholic educational institution called Colégio Cristo Rei, of the Augustinian Missionaries, São Paulo, on the Vila Mariana suburbs. Colégio Cristo Rei educated Young girls and teenagers of the comunity formed by immigrant descendants of many different origins, most of them Italians, who started to stabilish a traditional middle class neighborhood when they settled down in the village. The Augustinian Missionaries Congregation, whit its educational charisma, which in its origin 15 gave priority to the formation of young teachers, in Barcelona, Spain, sets up in the urban São Paulo, whit the objective of attending firstly the wealthy population whit its educational services. The investigation has as its axis the process of accommodation of the work of the missionaries to the context of the traditional middle class families so as the teaching of habits and customs inserted into the educational and disciplinary practices at a time of many changes in the Brazilian society. This study reveals that Colégio Cristo Rei was a producing means of the educational action and in certain aspects reveals the women’s point of view in the proposal of the forming religious schools of that time, however it differs in the peculiar aspect of being dedicated to the formation of teachers.Educação feminina - História - São Paulo (SP)Educação religiosa - História - São Paulo (SP)Mulheres e religião - História - São Paulo (SP)Educação feminina e missão: o Colégio Cristo Rei na visão das mulheres (São Paulo - década de 1960)Dissertação