Boschetti, Vania ReginaFaria, Ilza FernandesFaria, Ilza Fernandes2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/721Esta dissertação tem por objetivo pesquisar o contexto histórico do atendimento oferecido às crianças pequenas, em creche, na rede municipal de ensino de Sorocaba e compor uma cronologia administrativa e conceitual da implantação das creches na cidade. As lideranças municipais na área da educação, preocupadas com o bem estar das crianças nos aspectos físico, cognitivo e social, desenvolveram ações educacionais que contribuíram para o atendimento das crianças em creche, pois elas precisavam ser atendidas no período em que as mães estavam envolvidas em trabalhos externos à casa. Apresenta um breve histórico da gênese do atendimento em creche, as raízes históricas desse atendimento no Brasil e como foi o percurso das instituições no sistema municipal de ensino de Sorocaba, considerando indissociáveis o cuidar e o educar. Os subsídios teóricos que norteiam este trabalho apresentam contribuições de autores como Monarcha, Kuhmann, Rosemberg, Kramer e Oliveira. Os documentais utilizados foram fontes textuais como relatórios particulares e fonte oral através de entrevistas com profissionais que vivenciaram o trabalho em creche nos diferentes formatos do atendimento infantil. Os dados coletados em arquivos públicos, como as leis federais e municipais, contribuíram para identificar as políticas educacionais. Este trabalho acadêmico pretende somar-se aos estudos do campo da história e da historiografia da educação, por meio das experiências e projetos desenvolvidos na cidade em prol do atendimento infantil.This thesis aims to research the historical context of care provided to young children in day care, in Sorocaba municipal school system and compose an administrative and conceptual timeline of implementation of kindergartens in the city. Municipal leaders in education, concerned with the welfare of children in physical, cognitive and social aspects developed educational activities that contributed to the care of children in day care because they needed to be met in the period in which mothers were involved in work outside the home. Presents a brief history of the genesis of care in day care, the historical roots of this service in Brazil and how was the route of the institutions in the Sorocaba city school system, considering the inseparable care and education. The theoretical basis guiding this work presents contributions from authors like Monarcha, Kuhmann, Rosemberg, Kramer and Oliveira. The documentary used were textual sources as private reports and oral source through interviews with experienced professionals who work in day care in different formats child care. The data collected from public records, such as federal and local laws helped to identify educational policies. This academic work aims to add up to study the field of history and historiography of education, through the experiences and projects developed in the city in support of child care.Creches - História - Sorocaba (SP)Crianças - Assistência em instituições - Sorocaba (SP)Educação de criançasHistória da creche municipal em SorocabaDissertação