Goergen, PedroMartins, Marinete AparecidaMartins, Marinete Aparecida2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/431A transdisciplinaridade traz consigo toda uma complexa rede de interpretações e imbricações. Isso mais se deve ao prefixo „trans‟ do que à palavra disciplinaridade, pois essa última faz parte do cotidiano e do contexto escolar enquanto o prefixo „trans‟, oriundo do latim trans, expressa um movimento que vai além, através e entre. Como primeira interpretação e ladeada pelo senso comum, podemos entender que transdisciplinaridade é o deslocamento além, através e entre algumas disciplinas. Entretanto, como esse julgamento não nos basta, autores como Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Jurjo Torres Santomé, Ivan Domingues, dentre outros, foram trazidos para a compreensão correta deste conceito. Esse trabalho, comprometido com a linha de pesquisa Educação Superior do Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como principal objetivo verificar se as comunidades transdisciplinares na educação superior do Brasil satisfazem as propostas de atuações que se encontram nos documentos constitutivos e oficiais da transdisciplinaridade. A metodologia adotada se compôs primeiramente de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, recorrendo a duas formas de investigação: a) documental física, a partir dos documentos relativos à transdisciplinaridade e b) documental virtual, por meio de consultas aos sites de busca na rede mundial de computadores, a internet, para identificar comunidades transdisciplinares nas instituições de ensino superior brasileiras. Posteriormente, esta pesquisa sobre o objeto transdisciplinaridade também será estruturada a partir de consultas realizadas em fontes secundárias e primárias com relação aos documentos e sites das comunidades. A pesquisa nos levou a quatro comunidades sociais acadêmicas, alocadas informalmente e/ou formalmente em instituições públicas de ensino superior: CETRANS (Centro de Educação Transdisciplinar), IEAT (Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares), LET (Laboratório de Estudos Transdisciplinares) e LEPTRANS (Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares). A investigação indicou que o IEAT, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é a comunidade acadêmica que mais contempla as propostas e ações transdisciplinares, pois é um órgão oficial da universidade, possuindo comitês, professores residentes, assessoria acadêmica, secretaria, estagiários e promove a transdisciplinaridade através da aproximação, articulação e transpassamento de campos disciplinares e das áreas dos conhecimentos com seus programas, grupos de pesquisa, encontros transdisciplinares, visitas (nacionais e internacionais), seminários e oficinas, além de manter seu site na rede mundial de computadores constantemente atualizado. Ademais, nossa reflexão desvela que há resistência das velhas mentes à nova postura, ao novo conceito transdisciplinar de atuação e para se pensar em uma mudança dessa grandeza é necessário primeiro reformar as mentes preponderantes que atuam na sociedade e aguardar que,uma vez renovadas, essas mentes reproduzam no ambiente escolar a mudança que a comunidade instituiu.Transdisciplinarity brings with itself all of a complex net of interpretations and overlaps. That word applies itself more to the prefix “trans” than to the word disciplinarity because this one takes part of the school everyday and the context while the prefix “trans” which originated from Latim trans, expresses a movement that goes beyond, through and among. As a first interpretation and accompanied by the common wisdom we can understand that transdisciplinarity is a movement beyond, through and among some subjects. However, as far as this way of judgement is not enough for us, some authors like Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Jurjo Torres Santomé, Ivan Domingues among others, were brought to the correct understanding to this concept. This paper which has been engaged to the subject of research of Higher Education area from the Masters in Education at the University of Sorocaba presents as a main purpose to verify if transdisciplinarity communities inside Higher Education Institutions in Brazil fulfill the proposals relating to the actions that are found in the constituent and official documents of transdisciplinarity. The chosen methodology consisted, at first, of a bibliographic research about the theme making using of two ways of searches: a) a physical documental analysis from the documents related to the transdisciplinarity and b) a virtual documental one through the research websites, the internet, in order to identify transdisciplinary communities inside the Brazilian Higher Education Institutions. After that, this research on the transdisciplinarity object will be also structured according to the consultation hold on the primary and secondary sources in relation to the academic community documents and websites. The research has taken us to four academic social communities placed informally and/or formally in Higher Education public institutions: CETRANS (Transdisciplinary Education Center), IEAT (Transdisciplinary Advanced Studies Institute), LET (Transdisciplinary Studies Laboratory) and LEPTRANS (Transdisciplinary Researches and Studies Laboratory). The search has pointed out that IEAT at UFMG (Federal University of Minas Gerais) is the academic community that has included more the transdisciplinary proposals and actions because it is an official department of the university in which there are committees, resident professors, academic assessors, administrative office, intern students and it has promoted the transdisciplinarity through the access, the articulation and the overlap of the subjects and the areas of knowledge with its academic programs, groups of research, transdisciplinary meetings, (national and international) visits, seminars and workshops besides constantly updating its website. Furthermore, our thinking uncovers that there is resistance from the old minds in relation to the new attitude, to the new transdisciplinary concept of action and in order to think of a change of this magnitude is necessary to improve, at first, the preponderant minds who act on the society and to await them so that once these minds are renewed, they reproduce the change instituted by the community in the schooling environment.Abordagem interdisciplinar do conhecimentoAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãoEducação - Finalidades e objetivosTransdisciplinaridade: discurso ou realidade?Dissertação