Emmel, Maria Luísa GuillaumonBernal, Cíntia de Menezes FernandesBernal, Cíntia de Menezes Fernandes2023-05-092023-05-092000https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/260Neste trabalho de pesquisa a autora procurou analisar os processos envolvidos na inclusão da criança com deficiência física na escolaridade regular. A inclusão social é compreendida como um processo em que a sociedade se adapta para poder incluir pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. Levando em conta que este processo deva ser bilateral, foram realizados três estudos de caso. Sustentados numa abordagem qualitativa de pesquisa, estes estudos tiveram, como cenário, três estabelecimentos regulares de ensino, um deles de caráter particular, os demais de caráter público municipal e estadual, visando ao esclarecimento de suas especificidades. Para tanto, utilizaram-se, para a coleta de dados, instruments como entrevistas semi-estruturadas e observações diretas da dinâmica escolar. A população estudada tem as seguintes similaridades: freqüenta a terceira série do ensino fundamental da rede regular de ensino e possui deficiência física que limita a locomoção independente. Na análise procurou-se compreender o processo de inserção dessas crianças sob o ponto de vista da escola, da criança com deficiência física o daqueles que convivem com ela. As conclusões apontam para um movimento ainda unilateral, em que principalmente as crianças e suas famílias são responsáveis pelas suas necessidades especiais, num contexto político cujo discurso modernizador reconhece a legitimidade da inclusão, mas, na prática, evidencia o desprezo pelos direitos reconhecidos.In this research work the author tried to analyze the processes involved in the inclusion of the physically handicapped child in regular school. The social inclusion is understood as a process in which society is adapted in order to include people with special needs and, find at the same time, let them prepare themselves to assume their roles in society. Considering that this process must be bilateral, where both the excluded people and society can search for and decide on solutions to their problems together, making opportunities equal for all (Sassaki, 1997: 3), three case studies were made. Based on a qualitative research approach, these studies were conducted in three regular school settings, one private and the others run by the city and the state governments, aiming at the elucidation of their particular characteristics. For doing this, instruments such as semi-structured interviews and direct observations of the school dynamics were used for the data collecting. The population studied has the following similarities: all attend the third grade of primary school and have a physical handicap which limits independent locomotion. In the analysis, the process of insertion of these children was tried to be understood from the point of view of the school, of the physically handicapped child and of those who live with him. The conclusions point to a still unilateral movement, in which the children and their families hold most of the responsability for their special needs, in a political context whose modernizing speech recognizes the righteousness of the inclusion but, in practice, shows contempt for their acknowledged rights.Educação especialDeficientes visuais - EducaçãoEducação inclusiva - Sorocaba (SP)Posso entrar?: um estudo sobre a inclusão de alunos com deficiências físicas em instituições de ensino regular na cidade de SorocabaDissertação