Nogueira, Eliete JussaraAlmeida, Vera Lúcia da SilvaAlmeida, Vera Lúcia da Silva2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/682A educação é pautada por experiências e singularidades que revelam a complexidade do cotidiano escolar. A escola democrática pressupõe trocas de experiências e participação da comunidade. Para entender como essa experiência pode afetar as pessoas que vivenciam o cotidiano escolar, foi realizada uma pesquisa que teve como hipótese o fato de que a escola democrática pode manter relações mais afetivas com seus alunos e próximas deles, mas também com a comunidade externa aos muros escolares. Foi realizada uma pesquisa cujo objetivo foi compreender uma experiência de gestão democrática no período de 1983 a 1997, em uma escola municipal de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Foram entrevistados alunos egressos, pais desses alunos, e professores que ministraram aulas naquele período, para saber a opinião deles sobre a escola. Outro levantamento de dados sobre essa experiência foi por meio do relato do diretor. Os resultados apontam a gestão próxima da comunidade e a importância das relações pessoais, de amizade, entre os alunos e com professores, na escola. Também foram reveladas situações que mostram uma escola integrada à comunidade. O relato do diretor apontou que, mesmo em situações de diversidade econômica e política, foi possível um trabalho educativo, com ideais políticos de democracia.Experience and singularities guide education, revealing the complexity of the school daily life. The democratic school requires exchange of experience and community participation. To understand how this experience can affect people who experience the school daily life, we conducted a survey assuming that the democratic school can be closer to students as well as with the external community, outside school walls, maintaining relationships that are more emotional, and closer to them. The survey aimed to understand a democratic management experience held from 1983 to 1997, in a public school in the city of Resende, in the state of Rio de Janeiro. To collect opinions and points of view related to that school, for that period, we interviewed former students, their parents, and teachers who taught them. We also conducted another survey with the school principal of that time. The results show that the school management was kept close to the community, maintaining interpersonal and friendly relationships among students and teachers. An integration of school with its community is also revealed is this study, through the narratives of different situations. The school principal's report pointed out that, even in situations of economic and political diversity, educational work was feasible with political ideals of democracy.Educação - Finalidades e objetivosEducação - Aspectos sociaisEscolas - Organização e administraçãoUm cotidiano escolar democrático: uma experiência de 1983 a 1997, da escola municipal Getúlio VargasTese