Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deYabiku, Elson MokeiYabiku, Elson Mokei2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/440Esta pesquisa tem como objeto de estudo alguns painéis fotográficos que compõem a exposição Coexistence, sediada no museu da costura, em Jerusalém. Trazendo temas polêmicos e expondo os conflitos humanos motivadores de reflexão e comoção, essa exposição busca transmitir a mensagem de tolerância entre os povos. Fazendo uso da linguagem visual, ela intenciona atravessar barreiras linguísticas e alcançar o efeito de consciência global pelo diálogo, e o faz de maneira nada convencional. Nosso propósito é o de averiguar o processo comunicacional que caracteriza a exposição para então verificar o potencial comunicativo dessas peças ou a maneira como elas trazem em seu corpo sígnico a mensagem do estar-junto. Duas grandes vertentes teóricas contribuíram para essa empreitada: a primeira está centrada no pensamento de Maffesoli que sustenta a temática da exposição e faz dela uma comunicação “lococentrada”, já que enfatiza uma espécie de patrimônio afetivo, registro de modos de vidas da sociedade pós-moderna. A outra, relativa à elaboração da mensagem para atingir esses fins, está na maneira como qualidades se estruturam de modo a criar uma nova simbologia. Para fundamentar esse estudo da linguagem, nos amparamos no pensamento de Peirce. O percurso metodológico se fez mediante o recorte de imagens que permitissem a leitura centrada nos modos de viver junto preconizados por Maffesoli e nas peças que têm na qualidade ou nos qualissignos a natureza que permite a construção da nova simbologia anunciada – uma nova maneira de ver/ler ideias cristalizadas e instituídas – daí a leitura semiótica das peças. Os resultados a que chegamos permitiram-nos vislumbrar uma exposição que se constitui como campanha de ‘propagare’ uma idéia - a de conviver - e que se delineia como processo comunicacional que, ao primar pelos aspectos qualitativos, ao estabelecer um jogo com “símbolos”, propicia as atualizações de qualidades de sentimento no leitor, tornando possível leituras que se afastam daquelas já cristalizadas, fazendo com que o diálogo com esses “símbolos” leve à percepção e, provavelmente, ao entendimento da vida como fenômeno estético – o “estar junto” – coexistir é se permitir e permitir o outro...This research has as object of study some photographic panels that are part of the exhibition Coexistence, settled at the “Museum on the Steam” in Jerusalem bringing controversial themes and exhibiting human conflicts that motivate reflection and commotion, this exhibition has as objective to transmit the tolerance among peoples. Using visual language, intending to go through linguistic barriers and reaching the global awareness through dialog, not in a conventional way. Our purpose is to analyze the communicational process that characterizes the exhibition, and after that to check the communicative potential of these pieces or the way they bring in their meanings the message of “being together”. There were two main theoretical origins for this project: the first one is centered in Maffesoli’s thinking who supports the exhibition theme and makes from it a “lococentrada” communication, since it emphasizes an affectionate property, post-modern society records of life. The other which is related to the message elaboration to achieve results, it shows how qualities are put together in order to create a new symbology. In order to substantiate this study of the language, we are supported by the thinking of Peirce. The methodological path is made through images cutting that allows the focused reading in the lifestyle of living together disseminated by Maffesoli and in the pieces that have the quality or in the “qualissignos” the nature that allows to build a new symbology - a new way to read/see crystallized and established ideas – then the semiotic reading of the pieces. Our conclusion permitted us to glimpse an exhibition which is made like a “propagare” campaign of an idea - the idea of living with – and that outlines as a communicational process, that stands out qualitative aspects, when establishes a game with “symbols”, provides quality updating in the reader’s feelings, generating readings that are far from those already crystallized, making that the dialog with these “symbols” lead to perception and probably, the understanding of live as an esthetic phenomenon – the “being together” – coexisting is to permit yourself and permit the others…FotografiaFotografia - Exposições - Aspectos sociaisSemióticaExposição Coexistence: o potencial comunicativo das imagens na constituição do tema da tolerância entre os povosDissertação