Losano, Ana LeticiaAlmeida, Joana D’Arc deAlmeida, Joana D’Arc de2024-09-112024-09-112023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1672https://doi.org/10.22482/dspace/266Transformar a escola em um espaço, onde as diferenças sejam reconhecidas como vantagem, e buscar permanentemente por igualdade de condições para o desenvolvimento de pessoas em situação de desigualdade social e cultural são grandes desafios. E isso se torna maior, quando a disciplina a ser ensinada é a matemática, componente comumente reconhecido por ideias abstratas sem nenhuma vinculação com a(s) cultura(s). Contudo, nas últimas décadas, diversas perspectivas dentro da Educação Matemática vêm revelando profundas interrelações entre os conhecimentos matemáticos e os contextos históricos, sociais e culturais. Esta pesquisa se fundamenta em duas delas: a perspectiva da etnomatemática, proposta por D’Ambrosio, e a da enculturação matemática, desenvolvida por Bishop. A investigação parte da hipótese de que são necessárias oportunidades de formação continuada em que tais perspectivas possam ser apresentadas e problematizadas com e pelos professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural para a formação profissional de professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram identificar e discutir como as tarefas propostas, durante a oportunidade formativa, promovem reflexões e problematizações sobre a matemática na perspectiva multicultural e sobre o seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender como as interações discursivas entre os participantes do curso, promovem discussões matemáticas e didáticas vinculadas ao ensino da matemática numa perspectiva multicultural; e explorar o papel e as ações das formadoras, principalmente no que tange às suas contribuições para a aproximação e interlocução entre as matemáticas acadêmica, escolar e a das práticas sociais . Adotando uma abordagem qualitativa, o cenário investigativo foi constituído durante um curso de extensão universitária oferecido na Universidade de Sorocaba. Os materiais de análise foram: produções escritas dos professores durante a realização das tarefas, áudio-gravações das conversas grupais e dos momentos de socialização, diário de campo da pesquisadora e fotografias. Os dados foram analisados a partir de uma adaptação do modelo “Oportunidades de aprendizagem profissional para professores”, proposto por Alessandro Ribeiro e João Pedro Da Ponte. A análise revelou que o curso contribuiu para ampliar as concepções da matemática das participantes; promoveu o conhecimento matemático das docentes, estabelecendo vinculações entre as matemáticas acadêmicas, escolar e das práticas sociais; familiarizou as professoras com as principais ideias da Etnomatemática e da Enculturação Matemática; iniciou a construção de uma rede colaborativa, vinculando as docentes com professores da universidade interessados no ensino da matemática na perspectiva multicultural; e possibilitou que as professoras se familiarizassem com tarefas matemáticas que consideram as dimensões culturais da disciplina e que poderão ser utilizadas nas suas salas de aula. Finalmente, a pesquisa revelou que a adaptação do modelo proposto por Ribeiro e Ponte é uma ferramenta potente para a organizar e analisar oportunidades de formação a partir de um enfoque multicultural.Transform the school into a space where differences are recognized as an advantage, and permanently seek equality conditions for the development of people in situations of social and cultural inequality, are great challenge. And that becomes greater when the subject to be taught is mathematics, a component commonly recognized for its abstract ideas with no connection to culture(s). However, in recent decades, various perspectives within Mathematics Education have revealed profound interrelationships between mathematical knowledge and historical, social, and cultural contexts. This research is based on two of these perspectives: the ethnomathematics perspective proposed by D'Ambrosio and the mathematical enculturation developed by Bishop. The investigation starts from the hypothesis that continuing education opportunities are necessary where such perspectives can be presented and problematized with and by teachers who teach mathematics in the early years of elementary school. Thus, the general objective of the research was to investigate the contributions of a teacher training opportunity in a multicultural perspective to the professional development of teachers who teach mathematics in the early years of Basic Education. The specific objectives were: to identify and discuss how the tasks proposed during the training opportunity promote reflections and problematizations about mathematics from a multicultural perspective and its teaching in the early years of elementary school; to understand how the discursive interactions among the course participants promoted mathematical and didactic discussions linked to the teaching of mathematics in a multicultural perspective and explore the role and actions of the trainers, mainly regarding their contributions to the approximation and dialogue among academic mathematics, school mathematics, and mathematics in social practices. Adopting a qualitative approach, the investigative scenario was constituted during a university extension course offered at the University of Sorocaba. The analysis materials were: written productions of teachers during the tasks, audio recordings of group conversations and socialization moments, field diary of the researcher, and photographs. The data were analyzed based on an adaptation of the "Professional Learning Opportunities for Teachers" model proposed by Alessandro Ribeiro and João Pedro Da Ponte. The analysis revealed that the course contributed to broadening the participants' conceptions of mathematics; promoted the mathematical knowledge of the teachers by establishing connections between academic, school, and social practice mathematics; familiarized the teachers with the main ideas of Ethnomathematics and Mathematical Enculturation; initiated the construction of a collaborative network linking the teachers with university professors interested in teaching mathematics from a multicultural perspective; and enabled the teachers to become familiar with mathematical tasks that consider the cultural dimensions of the discipline and that can be used in their classrooms. Finally, the research revealed that the adaptation of the model proposed by Ribeiro and Ponte is a powerful tool for the organize and analyze training opportunities from a multicultural apporach.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEtnomatemáticaProfessores - FormaçãoProfessores de matemáticaMatemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Matemática - Aspectos sociaisEnsino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multiculturalDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação