Romaguera, Alda Regina TogniniMartins, Nataliane Isabela OliveiraMartins, Nataliane Isabela Oliveira2023-05-092023-05-092019https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/918De que maneira podemos experimentar outros modos de fazer educação? Quais são os possíveis espaços para habitar e potencializar pensamentos e modos de expressão, desenvolvendo interações entre arte educação e cultura? De que modo essas ações provocam, afetam e inspiram educadores em seus processos e práticas? Como trabalhar com o cotidiano escolar saindo da monotonia para gerar experiências significativas que nosfaçam ressignificar e produzir novos sentidos e possibilidades para seu uso e novas maneiras de habitá-lo? Que tipo de cotidianos-educação estamos defendendo e como aproximar esse cotidiano dos educadores? A presente pesquisa envereda por possíveis caminhos e trajetos que levem à reflexão desses questionamentos por meio das ações do Coletivo Ritmos de Pensamento, especificamente pelo curso de formação para educadores desenvolvido no Sesc-Sorocaba nos anos de 2017 e 2018, e as tantas idas e vindas trilhadas por mim por entre cidades, universidades e exposições. A presente dissertação transcorre por experiências que ora são de narrativas, orientando os percursos quanto a pontos de partidas e chegadas, e ora são cartográficas, tomando a experiência como objetivo. Com embasamento nas perspectivas ecologistas de educação, busco a partir das narrativas e cartografias ir ao encontro do cotidiano escolar como fonte de possibilidades, potencializando e inspirando os processos educativos.How can I experience otherways of producing education? What are the spaces to inhabit and potentiate thoughts and modes of expression, developing interactions between art, education and culture? In what way these actions provoke, affect and inspire educators in their processes and practices? How to work with school education leaving out the monotony to generate experiences that make us re-signify and shape new meanings and possibilities for its use and new ways of inhabiting it? What kind of daily education are we advocating and how do we approach the daily life of educators? The present search wends through possible ways and paths that lead us to reflections about this questioning through the actions of Collective Thought Rhythm, specifically the course educators’ formation at Sesc- Sorocaba, 2017- 2018, and the so many comings and goings tracked by me by, through cities, universities, expositions, etc. The present dissertation elapses through experiences, now narratives orienting the routes as to departures and arrivals, now cartographical, making use experience as a goal. Based on the ecological perspectives of education, I seek from the narratives and cartographies to meet the everyday school as a source of possibilities, boosting and inspiring the educational processes.Arte na educaçãoMeio ambiente (Arte)Prática de ensinoProfessores - FormaçãoRitmos de pensamento: rastros de cotidianos-educaçãoDissertação