Silva, Paulo Celso daFonseca, Odailson AlmeidaFonseca, Odailson Almeida2024-09-162024-09-162023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1704https://doi.org/10.22482/dspace/280Em 2020, a humanidade foi marcada por duas pandemias: a do novo Coronavírus (SARS-COV2) e a da desinformação. Uma vez que faltava à informação um direcionamento claro e seguro, norteado pelos procedimentos preconizados pela Ciência, a verdade foi eclipsada pela confusão de fontes e interpretações. Partindo desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a agência de checagem Lupa buscou persuadir o(a) leitor(a) da falta de veracidade do conteúdo sobre a Covid-19 publicado durante o período de pico pandêmico (março de 2020). A primeira estratégia metodológica constituiu na detecção da autoridade comunicacional no embate da checagem entre as mensagens formais de responsabilidade médicas contrárias às declarações de personalidades públicas, militantes nas redes sociais, e carentes de amparo científico. Para analisar tais declarações, valeu-se do arcabouço teóricometodológico de uma Análise de Discurso de base construcionista, capaz de refletir sobre quais relações sociais são estabelecidas e sustentadas pelos discursos sob investigação. Os autores utilizados como fontes principais são Lupicínio Iñíguez, Mary Jane Spink e John Thompson, entre outros. A estratégia metodológica final consistiu na análise de três materiais publicados durante esse período e selecionados como referência para a avaliação do objeto proposto. Partindo desta reflexão sobre a autoridade e responsabilidade no combate à desinformação, foi analisada a forma de legitimação da veracidade destas posições apresentadas por este órgão comunicacional de aferição e checagem da informação — sobretudo em tempos em que a sociedade se viu diante de um volume incalculável de informações, frente às questões de saúde pública potencializadas ao longo daquele período. A conclusão apontou para a conscientização mais criteriosa da sociedade ao ser confrontada com as informações publicadas – incluindo as próprias agências de checagem.In 2020, humanity was marked by two pandemics: that of the new Coronavirus (SARS-COV2) and that of misinformation. Since the information lacked a clear and safe direction, guided by the procedures recommended by Science, the truth was eclipsed by the confusion of sources and interpretations. Based on this problem, this research aims to understand how the checking agency Lupa sought to persuade the reader of the lack of veracity in the content about Covid19 published during the pandemic peak period (March 2020). The first methodological strategy consisted of detecting communicational authority in the clash of checking between formal messages of medical responsibility contrary to statements made by public figures, activists on social networks, and lacking scientific support. To analyze such statements, we used the theoretical-methodological framework of a constructionist-based Discourse Analysis, capable of reflecting on which social relations are established and supported by the discourses under investigation. The authors used as main sources are Lupicínio Iñíguez, Mary Jane Spink and John Thompson, among others. The final methodological strategy consisted of the analysis of three materials published during this period and selected as a reference for evaluating the proposed object. Based on this reflection on authority and responsibility in combating disinformation, we analyzed how to legitimize the veracity of these positions presented by this communications body for measuring and checking information — especially in times when society found itself faced with an incalculable volume of information, given the public health issues that arose throughout that period. The conclusion pointed to a more careful awareness of society when confronted with published information – including the checking agencies themselves.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilComunicação de massa - BrasilNotícias falsas - BrasilAnálise do discursoComunicação digitalPandemia COVID-19, 2020Pandemias contemporâneas: o Sars-Cov-2 e a desinformação no Brasil bolsonarista: análise da perspectiva discursiva construcionistaDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação