Souza, Jesaías da SilvaSantos, Daiane Alves dosSantos, Daiane Alves dos2024-06-122024-06-122022https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1485Esse trabalho tem como objetivos apresentar compreensões sobre o ensino de Físico-Química e mostrar um experimento para ensinar os processos físicoquímico. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual buscamos unir as demandas da BNCC, do Currículo Paulista e da literatura, segundo os autores PHILIPPI JUNIOR (2016) e ROCHA (2004), com foco em ensinar sobre saneamento básico, sua importância para a vida e as etapas dos processos físico-químico envolvidos norteados pela nova dinâmica de ensino de química enfatiza que os professores precisam de metodologias de ensino diversificadas, deve ir além dos livros. A relevância dessa pesquisa está em apresentar outra forma de visualizar os processos físico-químicos que serão ensinados, e o aluno como protagonista do seu aprendizado.This work aims to present understandings about the teaching of Physical Chemistry and to show an experiment to teach the physical-chemical processes. For this, a bibliographical research was carried out in which we sought to unite the demands of the BNCC, the São Paulo Curriculum and the literature, according to the authors PHILIPPI JUNIOR (2016) e ROCHA (2004), with a focus on teaching about basic sanitation, it’s importance for the life and the stages of the physical-chemical processes involved, guided by the new dynamics of teaching chemistry, emphasizes hat teachers need diversified teaching methodologies, which must go beyond books. The relevance of this research lies in presenting anothers way of viewing the physical-chemical processes that will be taught, and the student as the protagonista of his learning.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilQuímica - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCO ensino de físico-química: compreensão e uma experiência aplicada ao saneamento básicoMonografia / TCC