Soares, Maria Lúcia de AmorimRêgo, Ivana DantasRêgo, Ivana Dantas2023-05-092023-05-092006https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/324Esta dissertação investiga a leitura que os alunos fazem do espaço escolar, a partir de experiências com fotografias digitais nas aulas da disciplina Artes. Na procura por compreender o tempo no qual vivemos com mudanças e descobertas tecnológicas diárias, tempo onde os códigos não cessam de alimentar a imaginação é que se torna relevante essa leitura. Para tanto, o uso da fotografia, pensada como prática social incorporada, há mais de um século e meio, ao modo pelo qual se representa o mundo e a nós mesmos, foi o lugar definido para a pesquisa. A questão norteadora procura responder como planejar a elaboração e a produção artística, via tecnologias contemporâneas, de forma a garantir a construção de conhecimentos em Artes, numa disciplina escolar. Toma como objetivos implodir num mundo escópico e no autoritarismo cultural escolar, o privilégio das linguagens verbal e lógica que esmagam outras formas de expressão, com o propósito de contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelos alunos, bem como captar a diversidade de elementos estéticos existentes no espaço escolar para implodir em si um diálogo social concreto. Encontra apoio teórico em Lyon e Bauman para entendimento das condições que presidem a contemporaneidade; em Barbosa com a Proposta Triangular para o ensino de Artes; em Dubois e Kossoy com relação as questões ligadas à fotografia. As experiências fotográficas são parte do projeto “Um olhar sobre o Espaço Escolar”, efetivado com os alunos de quatro classes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola técnica estadual, com duração de um ano contemplando estudos de história da arte, apreciação de fotografias de obras de arte e do espaço escolar. No ápice, a feitura de fotografias, contextualização e exposição final. Os resultados revelam que obra de arte, espaço escolar, professora e alunos se fisgam mutuamente, num forte caráter de politização no tempo do olhar – máquina, a disciplina Artes, via fotografia digital, é uma estratégia de trabalho escolar condizente com a experiência do sujeito contemporâneo de ver e ser visto através da mediação de instrumentos técnicos. Essa dissertação participa da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, permitindo concluir que ver, significar e produzir arte naquele momento, naquele contexto, na processualidade e nas implicações daí advindas, ressignifica a educação escolar porque cria comportamentos e experiências subjetivas inteiramente novas.This dissertation investigates the reading that students do about the scholar space from experiment with digital photographs in the Arts classes. It is in researching for understanding the time that we live in with changes and daily technological discoveries time where the codes don’t cease feeding the imagination that this reading becomes important. For so the use of photograph, through as social practice embedded for more than one and half century in the way that it represents the world and ourselves, was the tool defined for the research. The main question tries to answer how to plan the elaboration and artist production by contemporary technologies in order to warrant the knowledge construction in Arts within a school subject. The research aims at imploding in an escopic world and in the school cultural authoritarism the privilege of the verbal and logical languages that squeeze other ways of expression with the purpose of contributing to the understanding of the social and cultural scenery inhabited by the students as well as to catch the diversity of esthetic components into the scholar space to implode into itself a concret social dialogue. The research meet theorical support in Lyon and Bauman to understand the conditions that hold on the contemporarity, in Barbosa with the triangular purpose for the Arts teaching, in Dubois and Kossoy concerning issues linked to photograph. The photographical experiments make part of the project “ A look on the scholar space” made by the students of four classrooms of first grade high school from a state public technical school during one year including studies of the History of the Art, observation of artworks photographs and the scholar space. On the top, the pictures, contextualization and the final exhibition. The results show that artwork, scholar space, teacher abs students attract each other in a strong feature of politization at the time of machine-looking, the Arts subject by means of digital photographs is a strategy of scholar work related to the experience of the contemporary individuals experience of seeing and being seen through the mediation of technical instruments. This dissertation makes part of a scientific research line about knowledge and scholar quotidian, allowing us to conclude that seeing , meaning and producing art in that moment, in that context, in the process and in the consequences coming from it re-means the scholar education because it create completely new behaviors and subjective experiences.Arte - Estudo e ensinoArte na educaçãoFotografia na educaçãoEnsino de artes e fotografia: um click na educaçãoDissertação