Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deGonçalves, Mírian NadaliniGonçalves, Mírian Nadalini2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1011Esta pesquisa é guiada pela seguinte questão: como se dá a produção de significados dos símbolos da marca da TV TEM, no período de 2003 a 2020, na construção da sua identidade? O objetivo geral que se delineia é o de contribuir para a compreensão do processo de construção da identidade da TV TEM via logotipos do período delimitado. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo de regionalização da televisão no Brasil; identificar as especificidades da TV TEM no contexto regional enquanto afiliada da TV Globo; especificar conceitos de marca, de identidade de marca e suas manifestações; explicitar o logotipo enquanto signo, na perspectiva da semiótica peirceana; avaliar o potencial de significados gerados pelos logotipos da TV TEM e aclarar a identidade da marca TV TEM então construída. Para tanto, a análise será a partir de estratégias advindas da semiótica ou lógica peirceana, nos alargamentos trazidos por seus seguidores: Santaella (2002), Drigo e Souza (2013); a abordagem da marca entendida como signo ou linguagem se fará na esteira de Perez (2004), e, para tratar da cultura-mundo, nos valemos de Lipovestsky e Serroy (2011). Esta pesquisa justifica-se por agregar valor ao conhecimento relativo aos significados inscritos nos símbolos de uma marca, propiciando o avanço de ideias e de interpretações. A relevância social se deve à contribuição para que os produtores de marcas possam redimensionar seus modos de produção; finalmente, torna-se relevante para a área ao contribuir com a leitura mais apurada da imagem, apresentando o potencial da semiótica peirceana para análise de produtos midiáticos relativos à identidade visual da marca.This research is guided by the following question: how does the production of meanings of the symbols of the TV TEM brand occur, in the period from 2003 to 2020, in the construction of its identity? The general objective that is outlined is to contribute to the understanding of the process of building the identity of TV TEM via logos of the defined period. The specific objectives are: to reflect on the process of regionalization of television in Brazil; to identify the specificities of TV TEM in the regional context as an affiliate of TV Globo; to specify concepts of brand, brand identity and their manifestations; to make the logo explicit as a sign, in the perspective of Peircean semiotics; to evaluate the potential of meanings generated by the TV TEM logos and to clarify the TV TEM brand identity then built. To this end, the analysis will be based on strategies derived from semiotics or Peircean logic, in the enlargements brought by their followers: Santaella (2002) and Drigo and Souza (2013); the brand approach understood as a sign or language will be done on the steps of Perez (2004) and, to address the world-culture, we use Lipovestsky and Serroy (2011). This research is justified by the fact that it adds value to knowledge the meaning of the visual representation that the logo of a company can represent in a society, enabling the advancement of ideas and interpretations. The social relevance is due to the contribution so that the producers of brands can resize their modes of production, finally, we think that this research becomes relevant to the area by contributing to a more accurate reading of the image, presenting the potential of Peircean semiotics for analysis. of media products related to the visual identity of the brand.Arte comercialMarca registradaMarca de produtosSemióticaSinais e símbolosBranding (Marketing)Logos (Simbolos)Processo de construção da identidade visual da TV Tem: uma análise semiótica dos símbolos da marcaDissertação