Silva, Míriam Cristina CarlosScaranello, Isabella Reis PichiguelliScaranello, Isabella Reis Pichiguelli2024-09-182024-09-182023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1717https://doi.org/10.22482/dspace/288Esta pesquisa contrapõe a comunicação poética ao contrato midiático da pregação evangélica, bem como discute suas repercussões quanto ao fenômeno conhecido como “fundamentalismo”, termo que é questionado nesta investigação. Diante da percepção de aspectos coincidentes entre a comunicabilidade “fundamentalista” e o contrato midiático da pregação evangélica, pergunta pelas possibilidades – incluindo formas e motivações – para que a comunicação poética seja elaborada em liturgias evangélicas, bem como de que modo esse elaborar pode contribuir para desarticular lógicas denominadas “fundamentalistas”, presentes na religiosidade desses grupos. Para tanto, percorre o método da montagem, seguindo os passos de Walter Benjamin na obra Passagens. Trata-se de método que requer uma perspectiva crítica-criativa, não analítica, diante do recorte de pesquisa: pregações enunciadas em igrejas evangélicas de diferentes denominações, distribuídas entre as principais vertentes históricas deste grupo religioso, encontradas na plataforma digital YouTube. Entre as referências teóricas, estão Rubem Alves, Magali Cunha e Gedeon Alencar, para tratar de evangélicos no Brasil; Octavio Paz, Paul Ricoeur, Míriam Cristina Carlos Silva, para abordar a comunicação poética; James Barr, Karen Armstrong e Luiz Signates, para as discussões sobre o “fundamentalismo”. A relevância da pesquisa está em apontar modos práticos para que a comunicação poética ganhe espaço no cotidiano de grupos evangélicos, contribuindo para desarticular lógicas conhecidas como “fundamentalistas”, pois que apresentam ameaças ao convívio responsável e às democracias. Nessa direção, por fim, esta tese defende que as possibilidades para uma comunicação poética em liturgias evangélicas passam por sua reclassificação e apontamento como fundamentalista; ao passo que a comunicabilidade conhecida como “fundamentalista” deve ser denunciada como afundamentalista, tanto por omitir seus fundamentos (suas premissas) quanto, por meio deles, violentar (de cima para baixo – um movimento de afundar). Neste deslocamento semântico, que segue a perspectiva metodológica crítica-criativa, propõe que tal comunicação poética fundamentalista pode se dar, em liturgias de igrejas evangélicas, pelo uso do ensaio como um exemplar enunciativo, uma vez que assume seu caráter provisório e experimental. É este assumir que dá nome à primeira parte do título desta tese: o véu rasgado da palavra. Desvelar, no lugar de encobrir os fundamentos da comunicação.This research opposes poetic communication to the media contract of evangelical preaching, as well as discusses its repercussions on the phenomenon known as “fundamentalism”, a term that is questioned in this investigation. Faced with the perception of coinciding aspects between “fundamentalist” communicability and the media contract of evangelical preaching, it asks about the possibilities – including forms and motivations – for poetic communication to be elaborated in evangelical liturgies, as well as how this elaboration can contribute to disarticulate so-called “fundamentalist” logics, present in the religiosity of these groups. To do so, it goes through the montage method, following the steps of Walter Benjamin in the work Passages. It is a method that requires a critical-creative and non-analytical perspective, in view of the research clipping: sermons enunciated in evangelical churches of different denominations, distributed among the main historical branchs of this religious group, found on the YouTube digital platform. Among the theoretical references are Rubem Alves, Magali Cunha and Gedeon Alencar, to deal with evangelicals in Brazil; Octavio Paz, Paul Ricoeur, Míriam Cristina Carlos Silva, to address poetic communication; James Barr, Karen Armstrong and Luiz Signates, for discussions on “fundamentalism”. The relevance of the research lies in pointing out practical ways for poetic communication to gain space in the daily life of evangelical groups, contributing to disarticulate logics known as “fundamentalists”, since they present threats to responsible coexistence and to democracies. In this direction, finally, this thesis defends that the possibilities for a poetic communication in evangelical liturgies pass through its reclassification and appointment as fundamentalist; while the communicability known as “fundamentalist” must be denounced as afundamentalist, both for omitting its fundamentals (its premises) and, through them, violating (from top to bottom – a go under movement). In this semantic displacement, which follows a critical-creative methodological perspective, it proposes that such fundamentalist poetic communication can occur, in liturgies of evangelical churches, by using the essay as an enunciative example, once it assumes its provisional and experimental character. It is this assumption that names the first part of the title of this thesis: the ripped veil of the word. Uncover, instead of covering up the fundamentals of communication.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilComunicação - Aspectos religiososPregaçãoPoéticaFundamentalismoO véu rasgado da palavra: comunicação poética versus afundamentalismo em pregações evangélicasTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação