Silva, Míriam Cristina CarlosBarelli, Kátia PensaBarelli, Kátia Pensa2023-05-092023-05-092012https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/560Esta pesquisa busca abordar o jornalismo cultural praticado pela Revista Bravo!, publicação da Editora Abril especializada no gênero, a fim de estabelecer alguns pontos de reflexão sobre a relação que se dá entre o texto artístico em si, o texto do jornalismo cultural e o leitor e/ou espectador. Para tanto, pretende-se compreender o jornalismo cultural praticado pela revista a partir de um contexto da comunicação e da cultura, em que a publicação integra um universo simbólico e uma semiosfera, em diálogo com ambientes comunicacionais diversos que se interrelacionam, tendo como base as teorias de autores como Ivan Bystrina, Iuri Lotman, Norval Baitello Júnior e Edgar Morin, entre outros. Inicialmente, com o objetivo de compreender o lugar do jornalismo cultural nos dias atuais, desenvolve-se um histórico desde o seu surgimento, bem como uma revisão de literatura que abarca o tema. Em seguida, são realizadas análises da sessão que trata de Artes Cênicas a partir de seis edições da revista Bravo!, cujo objetivo é sistematizar algumas reflexões sobre o assunto a partir de uma produção atual, que passa por reportagens, crônicas e críticas. Finalmente, com base nas avaliações realizadas e nos autores estudados, destacam-se alguns modelos e características de textos que se aproximam do leitor e/ou espectador a fim de desenvolver uma mediação poética entre a peça de teatro e a plateia, no sentido de propor ao leitor olhares e sentidos diversos, porém sempre em diálogo com os questionamentos e sensações que a obra de arte promove naqueles que a contemplam. Ressalta-se, como resultado, a importância de jornalistas capacitados e sensíveis para o mundo poético, pois a comunicação proposta passa pelos corpos dos atores / bailarinos dos espetáculos, dos espectadores, do mediador representado aqui por um jornalista, até chegar aos corpos dos leitores, por meio do suporte da revista impressa. Por fim, considera-se que a revista produz um jornalismo cultural ousado e que alguns textos primam pelo poético e pela humanização de seus personagens, fatores que contribuem na formação de um público crítico e sensível às complexidades do mundo da cultura e das artes.The aim of this work is analyze cultural journalism practiced by Bravo! Magazine, published by Editora Abril specializes in culture and art, in order to establish some points of reflection on the relationship that exists between the artistic text, the text of cultural journalism and reader and / or spectator. To this end, it intend to understand the cultural journalism practiced by the magazine from a context of communication and culture, in which the publication is part of a symbolic universe and a semiosphere in dialogue with various communication environments that are interrelated, with the based on the theories of authors such as Ivan Bystrina, Iuri Lotman, Norval Baitello Junior and Edgar Morin. Initially, in order to understand the place of cultural journalism these days, it develops a track record since its creation, as well as a review of the literature covering the subject. Then it analyzes the session dealing with the Performing Arts from six editions of Bravo!, whose goal is to systematize some reflections on the subject from a current production, which passes through articles, essays and criticism. Finally, based on the evaluations and the authors studied, we highlight some models and features of texts that approach the reader and / or viewer to develop a poetic mediation between the theatre and the audience, in order to propose that the reader looks for the different meanings, but always in dialogue with the questions and feelings that the artwork promotes in those who contemplate. It could be noted, as a result, the importance of journalists trained and sensitive to the poetic world, because the communication passes through the bodies of actors / dancers of the theater, the spectators, the mediator represented here by a journalist, until the bodies of readers, through the printed magazine. Finally, it is considered that the magazine makes a critical cultural journalism with some poetic texts and with the humanization of the characters, factors that contribute to the formation of a critical public and sensitive to the complexities of world culture and the arts.Comunicação e culturaJornalismoComunicação de massa e culturaMediações poéticas em cena: o jornalismo cultural na revista Bravo!Dissertação