Gonçalves, Maurício ReinaldoMüzel, Andrei AlbertoMüzel, Andrei Alberto2023-05-092023-05-092013https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/624Esta pesquisa teve como finalidade analisar a relação da Comunicação na Infância, pensada a partir da produção cultural das crianças de Educação Infantil. A pesquisa foi organizada em duas partes, na primeira considerou-se um campo teórico e na segunda a opção de uma pesquisa empírica, de amostragem. A Comunicação na infância foi abordada a partir de conceitos estabelecidos para Comunicação, Cultura e Infância, como formação de um campo de delimitação, e ao mesmo tempo um campo sustentador. A infância abordada neste estudo refere-se à Educação Infantil como campo de organização social e de relações entre as crianças e adultos, com reflexões sobre a reconstrução das culturas infantis que compõem assim uma infância institucionalizada cuidou de analisar os tempos e espaços que são garantidos às crianças na ação de suas brincadeiras. Sobre a produção cultural e as crianças, observamos as dimensões sobre as culturas produzidas “pelas as crianças e para as crianças”. As culturas infantis também são observadas com relação ao desenvolvimento tecnológico, fazendo investigação com as mídias, suas influências e contribuições para as culturas infantis e consequentemente para a construção da identidade da criança. A pesquisa empírica teve como campo uma instituição de Educação Infantil com grupos de crianças de 3 e 4 anos. Analisou-se 22 encontros das crianças em situações de suas brincadeiras, atividades planejadas e ainda nas suas aulas de capoeira. Consideramos as crianças como produtoras de cultura, além de conceitos. A criança é um sujeito autônomo, produtor de cultura, e de linguagem. Educar é um processo de troca de cultura, troca de linguagens, em que os seres envolvidos criam vínculos e se transformam. Observamos a infância por meio de um viés comunicacional, relacionado à Educação Infantil, trata-se de priorizar este intercâmbio e de transformá-lo, valorizando a cultura como fruto da relação comunicacional.This research aimed to examine the relationship of Childhood Communication , founded on the cultural production of children of kindergarten . The survey was organized into two parts , the first was considered a theoretical and the second option an empirical sampling . Communication in childhood was approached from concepts for Communication , Culture and Childhood , training as a field boundary , while a field sustainer . Childhood addressed in this study relates to the field of early childhood education as a social organization and relationships between children and adults , with reflections on the reconstruction of childhood cultures that make up a childhood institutionalized well cared for analyzing the time and space that are guaranteed to children in their play action . On cultural production and children , observe the dimensions on crops produced " by children and for children ." Cultures children are also observed with respect to technological development , doing research with the media , his influences and contributions to children's cultures and consequently to build the child's identity . Empirical research was to field an institution Childhood Education with groups of children 3 to 4 years . We analyzed 22 encounters of children in situations of their play , planned activities , and even in their capoeira classes . Consider children as producers of culture , beyond concepts . The child is an autonomous subject , producer of culture and language . Education is a process of cultural exchange , exchange of languages in which the beings involved and create bonds become . We observed the children through a communicational bias , related to early childhood education , it is prioritizing this exchange and transform it , valuing culture as a result of the communication relationship.ComunicaçãoEducação de criançasComunicação e culturaCrianças - Aspectos sociaisComunicação e infância: um estudo de caso sobre a produção cultural na educação infantilDissertação