Nogueira, Eliete JussaraFalcão, Maria José BragaFalcão, Maria José Braga2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/732O desejo de divisar vazios nos espaços-tempos instituídos para as aulas de Arte, no cotidiano escolar, significa que tanto o espaço quanto o tempo podem constituir-se como categorias de mediação, promovendo a aproximação da criança com os objetos artísticos, criando, lendo e fruindo imagens. Dessa forma, o tempo e o espaço instituídos para as aulas de Arte na escola podem retirar a qualidade da experiência, provocar tensão e interferir nas formas de pensar e de agir. A arte no cotidiano escolar foi objeto de estudo desta tese do programa de Pós-Graduação em Educação, na linha do Cotidiano Escolar. A experiência por meio do projeto: Tempo de Arte – a criação enquanto ocupação do sensível aqui relatada e analisada como pesquisa-ensino, foi desenvolvida no período letivo de 2012 e 2013, numa Escola Pública Estadual e envolveu alunos do Ensino Fundamental II. O problema de pesquisa foi estabelecido com a seguinte questão: como interferir nos espaçostempos instituídos para as aulas de arte na escola? O que provocou uma tensão entre o que é real e o que é possível. O real sendo os espaços e tempos instituídos e o possível como a prática que emerge da tensão entre o instituído e o possível, na experiência cotidiana. A pesquisa-ensino compôs-se de três eixos: Cotidiano Escolar, Prática docente, Ensino de Arte, articulados a partir das seguintes categorias de análise: experiência, espaço e tempo. Alguns autores, como Dewey; Benjamin; Certeau, Boaventura Santos, entre outros, constituíram o referencial teórico para a compreensão e análise da experiência no cotidiano escolar. A experiência do projeto ―Tempo de Arte: a criação enquanto ocupação do sensível‖ permitiu pensar a Arte nos espaços-tempos praticados no cotidiano escolar como uma possibilidade de mediação para sensibilizar os alunos e instituir outras maneiras de se constituir o tempo e o espaço para a Arte.The wish to perceive the space-time emptiness established for the Art classes, in the daily school, means that both space and time can compose mediation categories, fomenting a child to get closer to the artistic objects, creating, reading, and enjoying the images. In this way, the time and the space designated for the Art classes in the school, may remove the experience quality, to provoke tension, and to interfere in the child way of thinking and acting. The Art in a school daily basis was the study aimed by the thesis of a Postgraduate program in Education, in the School daily course of action. The experience acquired from the "Time of Art - the creation while the sensitive occupation‖ project, was reported and analyzed here as a teaching-research, it was developed in the school term of 2012 and 2013, in a State Public School gathering Fundamental School II students. The research question was: how to interfere in the established space-time for the art classes in the school? What did provoke the tension between the reality and the possibility. The reality was considered as the established space-time and the possibility as the practice emerged from the tension between the established space-time and the possibility, in the daily experience. The teaching research has three axes: the daily school, the teacher Practices, and the Art Teaching, linked with the following analyzing categories: experience, space, and time. Some authors such as Dewey, Benjamin, Certeau, Boaventura Santos, among others, were used as theoretical reference to understand and analyze the Scholar quotidian experience. The experience got from the "Time of Art - the creation while the sensitive occupation‖ project allowed to cogitate being the Art in the space-time of the daily school as a mediation possibility to sensitize the students, and to set up different ways to compose the time and space for Art.Arte - Estudo e ensinoArte na educaçãoPrática de ensino"A professora de nada": na consciência da ausência uma presença possível : arte no espaço e tempo do cotidiano escolarTese