Nogueira, Eliete JussaraMaia, Paola AndradeMaia, Paola Andrade2023-05-092023-05-092010https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/496Dados sobre afastamentos de professores por motivos de saúde, podem revelar algumas condições da vida profissional no cotidiano escolar. O presente estudo tem como objetivo analisar as condições de trabalho do professor a partir dos motivos revelados nas licenças médicas. O contexto contemporâneo, e as condições de mal e bem estar docentes, foram estudados com referencial teórico de Bauman, e sua análise sociológica desse mundo líquido, e pesquisadores em psicologia tais como Esteve e Lapo, no entendimento da saúde mental do professor. A pesquisa apresenta um caráter qualitativo e quantitativo. Os procedimentos metodológicos incluem: um levantamento estatístico com a relação de licenças e os diagnósticos de transtornos mentais, e entrevistas com médicos parenceristas e professores afastados por motivos emocionais. Os médicos relataram sobre os motivos principais e os critérios para a concessão de licenças. As professoras falaram sobre suas experiências e os motivos das licenças, apontando a falta de estímulo, a dificuldade para realizar seu trabalho, a tristeza, a ansiedade, o sentimento de inutilidade, a perda de autonomia, a desvalorização e insatisfação em relação às condições do trabalho docente. De modo geral os resultados demonstraram os transtornos de depressão e ansiedade, como os principais diagnósticos para licença de professores. As entrevistas confirmaram tal diagnóstico apontando as condições de trabalho como influência do agravamento e manutenção da saúde mental docente.Data about teachers‟ absenteeism due to health reasons can reveal some professional conditions of daily life at school. This study aims to examine working conditions of teachers in regards to motives revealed in the medical licenses. The contemporary context and the welfare of teachers were studied under the theoretical framework of Bauman and his sociological analysis of this liquid modernity, and researchers in psychology such as Esteve and Lapo, in understanding of the teacher‟s mental health. The research presents qualitative and quantitative aspects. The methodological procedures include: statistical data relating the license and the diagnosis of mental disorders, and interviews with diagnosis doctors and out of duty teachers due to emotional reasons. Physicians reported the main reasons and criteria for license concessions. Teachers talked about their experiences and reasons for their licenses, noting the lack of incentives, difficulty to perform their job, sadness, anxiety, worthlessness feelings, autonomy loss, devaluation, and dissatisfaction with teaching conditions. In general, results showed that depression and anxiety stress main diagnostic to conceive license to teachers. Interviews confirmed that diagnosis by pointing out how working conditions influence the progression and maintenance of mental health teaching.Professores - Saúde mentalProfessores - Stress ocupacionalBurnout (Psicologia)Trabalho - Aspectos psicológicosAs condições do trabalho docente e suas interferências na saúde mental do professor: um estudo sobre as licenças médicasDissertação