Rovida, Mara FerreiraGonçalves, Julio CesarGonçalves, Julio Cesar2024-09-182024-09-182023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1719https://doi.org/10.22482/dspace/290Elaborada na Linha de Pesquisa 2, Mídias e Práticas Socioculturais, do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso, esta é uma pesquisa empírica e teórica cujo tema é a utilização da radiofrequência do espectro eletromagnético na transmissão dos sinais das emissoras de rádio e TV abertas e gratuitas. A hipótese testada, e confirmada na pesquisa, é a de que a forma de utilização desse recurso natural, a radiofrequência (RF), configura regiões midiáticas definidas pela produção, distribuição e consumo de bens simbólicos no contexto da indústria da comunicação. Dessa forma, o objetivo geral buscou demonstrar a criação de regiões midiáticas, pela distribuição dos sinais de RF e os objetivos específicos tiveram como proposta (1) demonstrar como a RF demarca o território e (2) especificar o papel da indústria da comunicação na regionalização midiática. A pesquisa tem como embasamento teórico o conceito de território de Milton Santos (2001, 2006, 2014), a teoria social da mídia, de John Thompson (1998, 2018) e a regionalização midiáticas no Brasil, de Sonia Aguiar (2016). Recorre-se à análise documental como metodologia, com consultas a fontes primárias e secundárias, e a uma revisão bibliográfica envolvendo, além da Comunicação, áreas de conhecimento como Geografia, Sociologia e Física. E uma das conclusões a que se chegou é que o espectro eletromagnético perdeu seu valor de uso e passou a ter valor de troca para atender à expansão do capitalismo neoliberal. A pesquisa se enquadra na linha de estudo da Economia Política da Comunicação e espera contribuir com o despertar de mais interesse pela inclusão de aspectos relacionados à infraestrutura nos debates sobre a democratização das comunicações no Brasil.Elaborated in Research Line 2, Media and Sociocultural Practices, of the Graduate Program in Communication and Culture at Uniso, this is an empirical and theorical research whose theme is the use of radiofrequency of the electromagnetic spectrum in the transmission of signals from radio stations and open and free. The hypothesis tested and confirmed in the research, radiofrequency (RF), configures media regions defined by the production, distribution and consumption of symbolic goods in the context of the communication industry. In this way, the general objective sought to demonstrate the creation of mediatic regions, by the distribution of RF signals and the specifying objectives had as proposal (1) to demonstrate how RF demarcates the territory and (2) to specify the role of the communication industry in the regionalization media, The research is theoretically based on the concept of territory by Milton Santos (2001; 2006; 2014) and the social theory of media by John Thompson (1998; 2018).Document analysis is used a methodology, with consultation of primary and secondary sources, and a bibliographic review involving, in addition to Communication, areas of knowledge such as Geography, Sociology and Physics. The research falls within the line of study of the Political Economy of Communication and hopes to contribute to the awakening of more interest in the inclusion of aspects related to infrastructure in the debates on the democratization of communications in Brazil.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilOndas de rádioRadiofrequênciaPolítica de comunicação - Aspectos econômicosComunicação de massa - Aspectos sociaisAs ondas de rádio e suas regiões midiáticas: as práticas econômico políticas de apropriação dos sinais de radiofrequência no BrasilTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação