Gomes, Luiz FernandoCarvalho, Margly Octavia Genofre deCarvalho, Margly Octavia Genofre de2023-05-092023-05-092012https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/563Este trabalho apresenta reflexões sobre minha prática como professora de Biologia no Ensino Médio, pois sempre acreditei que o conteúdo programático da minha disciplina poderia ser expandido e ampliado, de modo a preparar o jovem para a vida, buscando o equilíbrio entre emoção e razão na formação plena do ser. Como professora passei a fazer uso de práticas pedagógicas que transcendiam o currículo escolar nos processos de ensino e aprendizagem. Como pesquisadora sai do estágio da intuição e do senso comum, e comecei a olhar para a minha prática e a refletir sobre ela. Elaborei, então, as seguintes questões de pesquisa que nortearam esse trabalho: O que ensinar e como ensinar, sem interferir no programa curricular da minha disciplina, Biologia, de maneira a contribuir para que a educação seja efetivamente integral? Como criar um clima em sala de aula e fora dela que estimule a autoestima, o autocontrole, o respeito, a cooperação, o diálogo e a solidariedade? Como perceber se as ações solidárias e humanizadoras estão acontecendo? Como suporte teórico para essa pesquisa trago, entre outros autores, Maturana, Boff e Hernández. Minhas reflexões são realizadas a partir de quatro atividades que foram propostas aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual, no período de dois anos. Os dados que foram coletados se referem às postagens em blogs e aos portfólios dos alunos, além das observações da pesquisadora-professora durante o processo de pesquisa. Os resultados mostram que os alunos passaram a ser protagonistas de sua aprendizagem, a valorizar a si mesmos, o outro e a família, a entender as suas emoções, a realizar atos de solidariedade, a respeitar as diferenças e a exercer os valores humanos nas suas vivências. Esses resultados mostram que a escola pode e deve se preocupar com a formação integral do ser e que essa preocupação não precisa estar restrita à disciplina de Biologia.This research presents reflections on my practice as a teacher of Biology in high school, because I always believed that the syllabus of my discipline could be expanded and extended, in order to prepare young people for life, seeking a balance between emotion and reason in full education of being. As a teacher I started to make use of pedagogical practices that went beyond the school curriculum in teaching and learning. As a researcher leaves the stage of intuition and common sense, and started looking for my practice and reflect on it. Elaborated then the following research questions that guided this study: What to teach and how to teach, without interfering in the curriculum of my discipline, Biology, so as to help ensure the full education of being? How to create a climate in the classroom and beyond that fosters self-esteem, self-control, respect, cooperation, dialogue and solidarity? How to tell if the humanizing and solidarity actions are happening? As theoretical support for this research bring, among others, Maturana, Boff and Hernandez. My reflections will be held from four activities that were offered to high school students of a public school in two years. The data that were collected refer to postings on blogs and portfolios of students, in addition to observations of teacher-researcher during the research process. The results show that students have become protagonists of their learning, to value themselves, each other and the family to understand their emotions, to perform acts of solidarity, respect differences and to pursue human values in their experiences. These results show that the school can and should be concerned with the integral formation of the being and that this concern need not be restricted to the discipline of Biology.Educação - Finalidades e objetivosBiologia - Estudo e ensinoValoresBlogsEducar na biologia do amor: o exercício de valores humanos entre alunos do ensino médio com o auxílio de tecnologiaDissertação