Almeida, Jane Soares deConti, Maria LígiaConti, Maria Lígia1955-1955-2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/502Este trabalho, que se desenvolve na linha de História e historiografia: políticas e práticas escolares, teve como fio condutor a busca do personagem negro, africano ou nascido no Brasil, nas lições de história do Brasil, nos anos 1800: sua relação com a sociedade da época e sua participação no desenrolar histórico das transformações do país. A motivação condutora para tal estudo foi a Lei 10639/03, que determina o ensino da história e cultura africanas nas escolas brasileiras. Objetivou-se encontrar material informativo que trouxesse o conhecimento das relações sociais dos negros em tempos de tráfico negreiro e movimentos pró e contra a escravidão, estendendo-se aos momentos de tensão que levaram à assinatura da lei Áurea, libertando do cativeiro todos os negros, que passaram então a ser considerados cidadãos brasileiros, segundo a Constituição de 1824. Para este estudo, na busca das obras em questão, foram consultados os acervos em diferentes repositórios da memória nacional, como: bibliotecas universitárias, públicas e associativas, nacionais e estrangeiras e, ainda, acervos particulares. De posse de material significativo para a investigação, foram levantados dados e investigadas as efetivas citações referentes aos negros e à sua participação na narrativa histórica de cada autor. Após análise do conteúdo, teceram-se considerações baseadas em fatos históricos, como também em documentação paralela e apoio teórico referente à própria pesquisa histórica. As constatações feitas referentes à narrativa aqui investigada estimulam o interesse por novas questões na busca de propostas de ensino, no que tange a história e cultura africanas.This study had as its conducting line the search for the image of the black people and their realations with the society presented in the lessons written for the teaching of Brazilian history in the 19th century. The guideline for this search was the law number 10639/03, that demands African history and culture to be taught in Brazilian schools. The objective of the study was to find informative material that would enlighten the aspects of life, for both whites and blacks in their mutual relations, during the time of slavery, until the abolition in Brazil. To carry out this investigation several collections were raised in different repositories of national memory, such as university libraries, and public associations, foreign and domestic, and even private collections, in search of the literary works in question. Following the selection of the books, the work concentrated on individual analysis, and the results were also considered based on historical facts other than that contained in the primary source, as well as on parallel and supporting documentation relating to theoretical historical research. The findings related to the narrative of the period in question stimulate interest in new questions for the search of teaching proposals, when it comes to African history and culture.Negros nos livros didáticos - BrasilNegros - História - BrasilNegros - Educação - BrasilHistória - Livros didáticos - BrasilEducação - História - II Reinado, 1840-1889 - BrasilEducação - TesesO personagem negro em lições de história do Brasil: olhares oitocentistasDissertação