Gonçalves, Maurício ReinaldoFeital, Maria Teresa Tabarassi da SilveiraFeital, Maria Teresa Tabarassi da Silveira2023-05-092023-05-092011https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/535Este estudo procura investigar a importância da existência e da permanência das salas de aula, ainda fundamentais na formação profissional, ética e criativa de estudantes universitários de cursos de formação tecnológica, em um momento que o ensino a distância aparece como uma descoberta revolucionária no aprendizado e “construção do conhecimento” no Brasil. A cada avanço tecnológico (rádio, televisão e Internet) a sociedade atribui aos novos processos comunicacionais uma expectativa educacional gerando questões delicadas na área de interface. É importante o uso das tecnologias atuais na sala de aula para favorecer o aprendizado, mas é preciso saber usá-las e entendê-las. Elas são meios de aprendizado e não o aprendizado, por isso a sala de aula continua sendo um ambiente importante que pode fortalecer e marcar as relações interpessoais no segmento analisado. O real impacto das tecnologias atuais no processo de aprendizagem e na relação entre professores e alunos ainda precisará ser melhor avaliado devendo-se compreender que essas tecnologias, assim como as anteriores, têm limitações. Acredita-se que cabe aos educadores desenvolver práticas pedagógicas que tenham como foco o aluno e suas expectativas, as relações humanas e a integração cultural e não a tecnologia e seus potenciais, mesmo por que a tecnologia disponível hoje deverá tornar-se superada em apenas alguns anos. As observações deste trabalho foram realizadas em uma faculdade, durante o desenvolvimento da disciplina de Comunicação Empresarial, que tinha como objetivo melhorar a comunicação oral e escrita dos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade e Processos Gerenciais Palavras-chave: comunicação, educação, ensino superior, relações humanas, processos comunicativos.This study intends to investigate the importance of the existence and permanence of the classrooms, still essential to the professional, ethical and creative formation of College students, at a moment when distance-learning comes up as a revolutionary discovery in the learning process and the “knowledge upbringing” in Brazil. At each new technological advance (radio, television and Internet) the society bestows to the new communicational processes an educational expectation which brings up delicate issues to the area of interface. It is important to use the new technologies in the classroom as tools to favor the learning process, but it is necessary to know how to use and understand them, because they are means of learning and not the learning itself, the classroom is still an environment that strengthens and determines the interpersonal relations. The real impact of the new technologies in the learning process and the relations between teachers and students still needs to be evaluated through researches to help us understand that these new technologies, as well as the previous educational technologies, also have their own limitations. It is the duty of the educators to develop pedagogical practices which focus on the students and their expectations, the human relations and the cultural integration and not the technology and its potentials, even because the technology available today might become obsolete in just a few years. The observations of this research were performed on an college, during the development of the Entrepreneurial Communication discipline which aimed at improving the oral and written communication of the students of Quality Management and Management Processes.Ensino superior - Inovações tecnológicasTecnologia educacionalEnsino a distânciaComunicação - Inovações tecnológicasProfessores e alunos - RelaçõesO professor, o aluno e as tecnologias da comunicação na sala de aula: oportunidades e ilusõesDissertação