Reigota, MarcosProfeta, Guilherme Augusto CarusoProfeta, Guilherme Augusto Caruso1989-1989-2023-05-092023-05-092021https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/988Esta tese tem como objetivo refletir sobre a importância de se incluir a temática da alteridade (otherness) no ensino da composição de reportagens jornalísticas, bem como propor diretrizes formuladas especificamente para o ensino da reportagem em cursos de graduação em Jornalismo, de modo a nortear a prática pedagógica de docentes do Ensino Superior nesse campo do conhecimento. O resultado pretendido é o ensino de um ―jornalismo etnográfico‖, por meio de um processo intitulado ―não-método etnográfico para o ensino do jornalismo orientado para a alteridade‖. Este estudo parte de uma pesquisa exploratória focada em três eixos. No primeiro, investiga-se a função social do jornalista na sociedade contemporânea — se intelectual ou se membro periférico da intelligentsia —, incluindo o processo histórico de construção do conceito de jornalismo e a tensão entre o ensino das técnicas e das Humanidades na formação em Jornalismo no Brasil. No segundo, a partir de Stephens (2014), prevê-se que o jornalismo mainstream do presente, eminentemente factual, está em processo de substituição gradual por uma variação mais interpretativa, que irá requerer novas habilidades dos futuros profissionais do jornalismo, incluindo uma reaproximação em relação à Antropologia. No terceiro, observa-se a transição de uma abordagem positivista para uma abordagem social/cultural, que se deu paralelamente na Antropologia e no Jornalismo, e se defende o conceito de jornalismo etnográfico. Por fim, apresenta-se o não-método etnográfico — uma inspiração a partir de Paulo Freire (FREIRE, P., 2018a; FREIRE, P., 2018b) —, que é composto por quatro movimentos: (I) Conceituação e discussões teóricas, (II) Engenharia reversa do texto (aplicada como metodologia ativa), (III), Imersão no outro, (IV) Vivência da prática compartilhada. Esses movimentos são então discutidos em termos de atividades propostas para as salas de aula, de modo que outros docentes possam aplicá-los como parte de suas próprias práticas didáticas cotidianas.This doctoral dissertation aims at reflecting on the importance of including otherness as a teaching theme when it comes to the composition of journalistic stories, as well as proposing guidelines specifically elaborated for the teaching of reporting in Journalism undergraduate programs, in order to guide didactic practices of Higher Education professors in this field of knowledge. The result should be the teaching of an ―ethnographic journalism‖ through a process titled ―ethnographic non-method for the teaching of an otherness-oriented journalism.‖ This study is based on an exploratory research focused on three axes. In the first one, the idea is to investigate the social role that journalists play in contemporary society—whether as intellectuals or peripheral members of the intelligentsia—, including the historical process of developing the concept of journalism as it is known today, and the tension between the teaching of techniques and Humanities in Journalism when it comes to the Brazilian context. In the second one, based on Stephens (2014), it is considered that mainstream journalism, which is eminently grounded on daily news, is currently being replaced with a more interpretative variation, which is likely to require a new set of skills from future journalism professionals, including the rapprochement with Anthropology. In the third one, the focus is on a parallel transition from a positivist approach to a social/cultural approach, which took place both in Anthropology and Journalism; besides that, readers will be able to go through the concept of ethnographic journalism as defended in this dissertation. Finally, the ethnographic non-method—an inspiration from Paulo Freire (FREIRE, P., 2018a; FREIRE, P., 2018b)—is presented, and its four steps are defined: (I) Conceptualization and theoretical discussions, (II) Reverse engineering of journalistic stories (as an active learning methodology), (III), Immersion in otherness, (IV) Shared practices experimentation. These steps are then discussed in terms of proposed activities for the classroom, so that other professors are invited to apply them as part of their own didactic practices.Jornalismo - Estudo e ensinoJornalismo - Aspectos antropológicosOutro (Filosofia)Prática de ensinoEducaçãoEducação, alteridade e jornalismo em perspectiva etnográficaTese