Souza, Luciana Coutinho Pagliarini deUniversidade de Sorocaba2025-10-032025-10-03https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2167Essa pesquisa apresenta como tema a inveja, especificamente aquela que acontece a partir da interação e consumo de conteúdo nas redes sociais digitais. A indagação que impulsiona esta pesquisa é: “Como a inveja se manifesta nas redes sociais digitais, mais especificamente no Instagram, na perspectiva de usuárias dessa rede? ” O objetivo geral da pesquisa é compreender como a inveja pode se manifestar em usuárias das redes sociais digitais. Como objetivos específicos, buscamos: a) estabelecer pressupostos teóricos sobre a inveja e a comunicação digital; b) identificar situações que geram inveja, na perspectiva de usuárias das redes sociais; c) explicitar especificidades das situações que geram inveja e refletir sobre o quanto o uso das redes sociais digitais pode ser pernicioso ou não. Para responder à nossa pergunta, realizamos uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas. Nosso corpus de pesquisa é composto das transcrições das entrevistas realizadas com as estudantes universitárias dos cursos de graduação presenciais e à distância da Universidade de Sorocaba. Para analisar nosso corpus, adotamos a Análise de Conteúdo Temática. Abordamos a inveja sob o olhar da psicanálise, a partir das teorias de Freud e Klein, que forneceram nossos pressupostos teóricos. Para abordar o Instagram, partimos das ideias sobre a comunicação digital de Byung-Chul Han. Entre os resultados alcançados, destacamos que a inveja que se manifesta entre as entrevistadas nas redes sociais digitais, especificamente no Instagram, é episódica e não é persistente, conforme as descrições da teologia e da filosofia; está muito associada a consumo e pode ou não ser mais perniciosa para mulheres que passam por algum sofrimento emocional. Nosso estudo, que faz parte da linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, traz contribuições ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e para a área, na medida em que se debruça sobre questões referentes ao uso das redes sociais digitais e seus impactos, a partir de uma perspectiva teórica multidisciplinar.This research explores the theme of envy, specifically as it arises through interaction and content consumption on digital social networks. The guiding question of this study is: “How does envy manifest on digital social networks, particularly on Instagram, from the perspective of female users of this platform?” The general objective of the research is to understand how envy can manifest among users of digital social networks. The specific objectives are: a) to establish theoretical assumptions about envy and digital communication; b) to identify situations that generate envy from the perspective of social media users; and c) to clarify the specificities of these situations and reflect on whether the use of digital social networks can be harmful or not. To answer this question, we conducted qualitative research using semistructured interviews. Our research corpus consists of transcripts from interviews conducted with university students enrolled in both on-campus and distance learning undergraduate programs at the University of Sorocaba. To analyze our corpus, we adopted Thematic Content Analysis. Envy was examined through the lens of psychoanalysis, drawing on the theories of Freud and Klein, which provided our theoretical framework. Regarding Instagram, our approach was based on Byung-Chul Han’s perspectives on digital communication. Among the findings, we highlight that the envy experienced by the interviewees on digital social networks, particularly on Instagram, is episodic and does not persist over time, as described in theology and philosophy. Additionally, this type of envy is closely associated with consumer culture and may or may not be more harmful to women who are experiencing emotional distress.Comunicação digitalInvejaInstagram (Rede social on-line)PsicanáliseA inveja feminina no Instagram : um estudo sobre comunicação e psicanáliseTese