Silva, Andressa Melina Becker daSilva, Ana Cláudia LeiteSilva, Ana Cláudia LeiteOliveira, Gabriela Dias Damasio deOliveira, Gabriela Dias Damasio deFozzati, Nicole BruniFozzati, Nicole Bruni2025-12-232025-12-232025https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2494https://doi.org/10.22482/dspace/661Este artigo tem como objetivo analisar os desafios inerentes à identificação precoce de traços borderline na infância e adolescência, com ênfase nos denominados diagnósticos substitutivos. Utilizando uma revisão narrativa da literatura, foram buscados estudos publicados entre 2020 e 2025 em bases nacionais e internacionais, considerando publicações em português e inglês. Os resultados apontam que, embora traços associados ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) possam ser reconhecidos em fases do desenvolvimento infantil e adolescente, o diagnóstico formal antes da vida adulta permanece controverso devido à plasticidade da personalidade nesse período. Destacam-se, contudo, a recorrente atribuição de diagnósticos como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Opositivo Desafiador a crianças e adolescentes com sintomas similares ao TPB. Ressalta-se a importância de uma avaliação criteriosa e multidimensional para prevenir estigmatização precoce, aprimorar o manejo clínico e promover intervenções preventivas adequadas.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPsicologia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCTraços borderline na infância e adolescência: um estudo sobre desafios da identificação precoce e diagnósticos substitutivosArtigo / TCCCiências Humanas::Psicologia