Boschetti, Vania ReginaFernandes, OsíriaFernandes, Osíria2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/782Por meio de pesquisa historiográfica baseada em levantamento bibliográfico, da análise dialética e de outras fontes de pesquisa, como os trabalhos de Saviani, Bellucci, Souza e Cunha, da contextualização de trabalhos produzidos por outros pesquisadores e autores sobre o tema, esta dissertação busca trazer à luz as raízes religiosas das práticas educativas no Brasil durante o período que vai de 1889 a 1930. Tal corte temporal remete ao período de transição do modelo de educação importado da França, no século XIX, para o do ideário do Estado laico republicano estabelecido no país a partir da Constituição de 1891, em que se preconizava uma educação mais ampla e integral e desvinculada da religião oficial. O campo de análise escolhido parte da chegada da Ordem de São José de Chambéry ao Brasil e tem como objeto de estudo a atuação da Madre Teodora Voiron, superiora da Congregação, a partir da fundação do Colégio Nossa Senhora do Patrocínio de Itu/SP, cidade tida como o “berço da República”, e sua influência sócio-políticaeducativa no cenário nacional. A pesquisa aborda as raízes da educação confessional brasileira baseada na religião católica, que se diferencia em princípios, objetivos e formato das escolas laicas ou “progressistas” estabelecidas durante a Primeira República (1889-1930), que preconizam as finalidades sociopolíticas da educação e separação entre Estado e Igreja. Em análise mais aprofundada, o estudo traz dados históricos que revelam que os princípios do ensino confessional estão intrínsecos e perpetuados nas práticas sociopolíticas dos atuais agentes do poder, em todas as suas esferas. Este resgate histórico contribui para ratificar que a educação e os espaços educativos foram e continuam a ser objeto de disputas no campo social e econômico, onde reside a transição permanente do poder.By means of historiographic research based on a bibliographical survey, from the dialectical analysis and of other sources of research, such as the works of Saviani, Bellucci, Souza and Cunha, from the contextualization of works produced by other researchers and authors on the theme, this dissertation seeks to bring to the Light the religious roots of educational practices in Brazil during the period from 1889 to 1930. Such a time cut refers to the period of transition from the model of education imported from France in the nineteenth century to that of the ideology of the republican secular state established in the country Since the Constitution of 1891, which advocated a broader and integral education and unrelated to the official religion. The field of analysis chosen dates from the arrival of the Order of Saint Joseph of Chambéry to Brazil and has as object of study the work of Mother Theodora Voiron, Superior of the Congregation, from the foundation of the College Our Lady of Patrocínio de Itu / SP, city Considered as the "cradle of the Republic", and its socio-political-educational influence on the national scene. The research addresses the roots of Brazilian denominational education based on the Catholic religion, which differentiates itself in the principles, objectives and format of the secular or "progressive" schools established during the First Republic (1889-1930), which advocate the socio-political aims of education and separation Between State and Church. In further analysis, the study brings historical data that reveal that the principles of confessional teaching are intrinsic and perpetuated in the sociopolitical practices of the current agents of power in all spheres. This historical rescue contributes to ratify that education and educational spaces have been and continue to be the object of disputes in the social and economic field, where the permanent transition of power resides.Educação - História - Itu (SP)Educação - Aspectos religiosos - Itu (SP)Política e educaçãoIntervenção político religiosa de uma escola do interior paulista: Colégio Nossa Senhora do Patrocínio de Itu (1889-1930)Dissertação