Emmel, Maria Luísa GuillaumonSilvano, Rita de Cássia Gianolla MirandaSilvano, Rita de Cássia Gianolla Miranda2023-05-092023-05-092000https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/259O potencial artístico da criança geralmente sofre um corte quando ela entra na escola fundamental e passa a ser estimulada mais especificamente para o uso da linguagem escrita. Estimular o potencial artístico é vital para a ampliação da capacidade de interação com o mundo. Este estudo buscou analisar o papel da atividade como intermediária das interações entre as crianças reunidas em grupos que manipulam e interagem com materiais artísticos. Partimos da contextualização histórica do ensino de artes no Brasil, acompanhando sua trajetória até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que propõe o ensino de artes permeando todo processo de ensino-aprendizagem na educação. A população estudada foi constituída por crianças que cursavam pela primeira vez a primeira série do ensino fundamental e que tinham entre sete e oito anos. Para estabelecermos uma análise comparativa, focamos três grupos distintos constituídos de quatro crianças cada grupo. Um grupo foi composto por crianças que estudavam em escola particular, outro em escola pública estadual e o último por crianças que freqientavam, em horário extra escolar um Centro de Integração Social. A cada criança dos grupos foi oferecida uma caixa montada com materiais artísticos. Ao longo de três sessões elas eram estimuladas a manipular o material e a construir algo. As semelhanças e diferenças entre os grupos foram analisadas sob dois enfoques: 1) das crianças as interações que ocorreram entre as crianças e com o adulto, o papel do material como intermediário nas relações, as construções que realizaram. 2) das mães, buscando seu depoimento sobre a importância da atividade artística na vida dos seus filhos. Os resultados mostram a importância do material artístico como facilitador no desenvolvimento global da criança, das interações estabelecidas entre elas e o adulto; e da importância da formação do adulto que trabalha com a criança num momento em que as artes se inserem como área permeando o processo educativo.The artistic potential of a child normally suffer a cut when he or she starts to go to fundamental school and begin to be stimulated more specifically for the usage of written language. Stimulate the artistic potential is vital for the enlargement of the capacity towards adaptation with the world. This study try to analyze the function of the activity in the adaptation between children divided in-groups that manipulate and play together with artistic material. We begin by the historic context in the teaching of arts in Brazil, following it all the way till the Bases of the law in the National Education, which propose the teaching of arts going through all the process of teaching and apprenticeship in the education. The studied population was constituted by children who attempted for the first time the first grade of fundamental teaching, and they were between seven and eight years old. For us to establish a comparative analysis, we focus in three different groups that have four children each one. Children who attempted to private school composed one group; another group attempted to public school and the last group by children who attempted in extra time a Center of Social Integration. For each child of the groups was offered a box within artistic materials. For three sections the children were stimulated to work and build something with the material. The similarities and differences between the groups were analyzed in two aspects: 1) children: the interactions that occurred between the children and the adults, the function of the material as an intermediate in the relations, the construction that they realized. 2 Mothers, looking for their depose about the importance of the artistic activity in the lives of their children. The results show the importance of the artistic material as a helper in the global development of the child, the interactions establish between the children and the adults; and the importance of the adult formation who works with the child at the moment that the art is insert as a area of helping the educative process.Educação artísticaCriança - Interação socialArte - CriatividadeEducação - Arte - TerapiaTerapia ocupacionalO material e a atividade enquanto intermediários das interações grupaisDissertação