Cammarano González, Jorge LuísMartins, Miguel GomesMartins, Miguel Gomes2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/358A presente pesquisa teve como objetivo conhecer as mudanças ocorridas no trabalho docente nesses nove anos de implantação da Progressão Continuada nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Esta política implementada no ensino fundamental em 1998 visava transformar a realidade dos altos índices de reprovação e evasão escolar. Para tanto, se fez necessário algumas considerações sobre a Reforma da Educação e o trabalho docente a partir da Progressão Continuada, bem como uma retrospectiva histórica da Proposta de ciclos e o ciclo básico no Estado de São Paulo. O pesquisador, inspirado no estudo de caso etnográfico, conviveu e acompanhou, durante um pouco mais de seis meses, um grupo de professores de uma escola pública estadual no interior de São Paulo. A pesquisa de campo compreendeu: grupos reflexivos e questionários para professores, coordenadora pedagógica e supervisora de ensino. Os pais ou responsáveis participaram da pesquisa respondendo a um questionário diferenciado dos professores. Com os alunos foram realizados encontros, onde expressaram suas opiniões sobre a Progressão Continuada. A análise qualitativa dos dados teve como foco o trabalho docente na Progressão Continuada e suas relações com a avaliação, aprovação, reprovação, aprendizagem, reforço e políticas públicas educacionais. Na pesquisa desenvolvida, ficou evidente a insatisfação dos professores quanto à elaboração e implantação do regime de Progressão Continuada, porém constatou-se alguns aspectos positivos consideráveis. São eles: a correção da defasagem idade/série, o comprometimento dos professores com a escola, o interesse em tentar entender a Progressão Continuada, a disposição em se adequar ao novo regime, a busca pelo conhecimento para aprender outras concepções de ensino aprendizagem, interesse em compreender a avaliação nesse processo.The present research aims at knowing the modifications occurred in the docent work throughout the nine years of the deployment of 'Progressão Continuada' (Continued Progression) in all São Paulo State's public schools. This policy deployed in the elementary teaching in 1998, has as its objective to alter the reality concerning the high levels of failures and school dropouts. With that in mind, it was necessary some considerations about the Education Reform and the docent work after the 'Progressão Continuada' (Continued Progression), and also a historic retrospective concerning 'Proposta de ciclos' (Cycles Proposal) and the 'Ciclo Básico' (Basic Cycle) in São Paulo State. The researcher leaded by the study of ethnographic cases, lived together and accompanied, for more than six months, a group of teachers of one state public school in São Paulo State's countryside. The field research comprised: reflexive groups and questionnaires to the teachers, pedagogical coordinator and teaching supervisor. The parents or responsible took part in the research by answering to a questionnaire, which was different from that one given to the teachers. Some meetings were arranged with the students, in these they could express their opinions about the 'Progressão Continuada' (Continued Progression). The qualitative analyses of the data focused on the docent work in the 'Progressão Continuada' (Continued Progression) and its relation with school evaluations, approving, failure, learning, reinforcement and educational public policies. In the developed research, it became obvious the teachers' dissatisfaction relating to the elaboration and deployment of 'Progressão Continuada' (Continued Progression) system, however, some positive aspects were noticed. They are: the discrepancy correction between age/grade, the teachers' commitment with the school, the interest in trying to understand the 'Progressão Continuada' (Continued Progression), the willingness to adapt to the new system, the searching for knowledge to learn other concepts about teaching-Iearning, interest in understanding the evaluations in this process.Reforma do ensino - São Paulo (Estado)Progressão continuadaEducação e EstadoEscolas públicas - AvaliaçãoProgressão continuada e trabalho docenteDissertação