Bonvino, Marco Aurélio SerafimJesus, Gabriel Alves deJesus, Gabriel Alves deSilva, Jonathan Alves daSilva, Jonathan Alves daNunes, Nayane RodriguesNunes, Nayane Rodrigues2024-12-262024-12-262024https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1774https://doi.org/10.22482/dspace/318INTRODUÇÃO: A dor lombar crônica inespecífica afeta milhões de pessoas, resultando em altos custos de saúde e impacto significativo na qualidade de vida. A dor lombar pode ser classificada em aguda, subaguda e crônica, sendo esta última um desafio para o manejo terapêutico devido às mudanças neurofisiológicas e psicoemocionais que gera. A educação em dor, baseada na neurociência, emerge como um método eficaz ao integrar abordagens biopsicossociais, auxiliando na redução de crenças negativas e medos sobre a dor e promovendo o entendimento sobre a condição. OBJETIVO: Analisar temporalmente a evolução dos estudos referentes a educação em dor nos pacientes com dor lombar crônica inespecífica, obtendo assim um espectro atualizado das técnicas com os melhores níveis de evidência. METODOLOGIA: O estudo adota uma abordagem cronológica, revisando ensaios clínicos com foco na educação em dor para dor lombar crônica inespecífica. Os dados foram coletados das bases como PubMed e PEDro, considerando ensaios clínicos randomizados com texto completo e disponível de forma gratuita, nos idiomas inglês e português. Foram excluídos artigos focados em outras regiões do corpo ou que não incluíssem a educação em dor como um componente. RESULTADOS: Quatro estudos revisados demonstraram abordagens multimodais e programas de educação em neurociência da dor mostraram-se superiores em termos de redução de intensidade da dor, funcionalidade e percepção sensorial. A integração de métodos como a terapia manual e a educação sobre neurofisiologia da dor também indicaram uma diminuição significativa na dor e uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. CONCLUSÃO: A educação em dor na lombalgia crônica, nos últimos 11 anos, vem sendo utilizada da mesma forma, sendo uma abordagem associada à outras intervenções.INTRODUCTION: Non-specific chronic low back pain affects millions of people, resulting in high healthcare costs and a significant impact on quality of life. Low back pain can be classified as acute, subacute, and chronic, with the latter posing a challenge for therapeutic management due to the neurophysiological and psychoemotional changes it generates. Pain education based on neuroscience emerges as an effective method by integrating biopsychosocial approaches, helping to reduce negative beliefs and fears about pain and promoting a better understanding of the condition. OBJECTIVE: To temporally analyze the evolution of studies related to pain education in patients with non-specific chronic low back pain, providing an updated spectrum of techniques with the highest levels of evidence. METHODOLOGY: The study adopts a chronological approach, reviewing clinical trials focused on pain education for non-specific chronic low back pain. Data were collected from databases such as PubMed and PEDro, considering randomized clinical trials with full-text availability for free in English and Portuguese. Articles focused on other body regions or that did not include pain education as a component were excluded. RESULTS: Four reviewed studies demonstrated multimodal approaches, with pain neuroscience education programs showing superiority in terms of reducing pain intensity, functionality, and sensory perception. The integration of methods such as manual therapy and pain neurophysiology education also indicated a significant reduction in pain and an improvement in patients' quality of life. CONCLUSION: Pain education in chronic low back pain has been used in the same way over the past 11 years, serving as an approach combined with other interventions.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFisioterapia - TCCUniversidade de Sorocaba - TCCAnálise cronológica da educação em dor na lombalgia crônica não específicaMonografia / TCCÁREAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR::Ciências do cuidado::Fisioterapia