Romaguera, Alda Regina TogniniSantos, Fernando Assis dosSantos, Fernando Assis dos2024-08-082024-08-082020https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1595Esta tese objetiva contribuir para a valoração de espaços de produção científica, que comportem outras linhas de pensamento. Apresenta uma escrita que deseja ouvir as vozes ocultas que ecoam por entre espaços subterrâneos, marginais, periféricos. Nesta tese estou a defender práticas pedagógicas libertárias, inevitavelmente arrisco-me na criação de espaços onde as diferençasse apresentam em situações de conflito e sociação. Escrevo pelos direitos a tudo aquilo que foi tirado de mim e de meus ancestrais enquanto trabalhadores, enquanto nativos da terra ou escravos da fazenda. Crio espaços de diálogos provocativos, de convivência que acolhem a divergência de ideias, posicionamentos, pensamentos distintos entrecruzados em zonas de criatividade, inventividade e experimentação pelas diferenças. Esta pesquisa tem origem no estudo sobre situações de conflito no cotidiano escolar, intentando defender que os conflitos ocorridos no espaço escolar e em seu cotidiano de diálogos provocativos, de convivência acontecem com a divergência de ideias, posicionamentos, pensamentos distintos que se entrecruzam em zonas de criatividade, inventividade e experimentação pelas diferenças. O conceito de olhar periférico que proponho, prevê a tomada de um posicionamento político em contraposição ao olhar racional e comporta a ideia do pensar criticamente a realidade, geograficamente materializada e sentida no espaço vivido. Especialmente nas periferias e com as pessoas que habitam os espaços periféricos.This thesis aims to contribute to the valuation of spaces for scientific production, which include other lines of thought. It presents a writing that wants to hear the hidden voices that echo between subterranean, marginal, peripheral spaces. In this thesis I am defending libertarian pedagogical practices, I inevitably venture into the creation of spaces where differences present themselves in situations of conflict and sociation. I write for the rights to everything that was taken from me and my ancestors as workers, as natives of the land or as slaves on the farm. I create spaces for provocative dialogues, for coexistence that welcome the divergence of ideas, positions, different thoughts intertwined in areas of creativity, inventiveness and experimentation by differences. This research has its origin in the study of conflict situations in the school routine, intending to defend that the conflicts that occurred in the school space and in its routine of provocative dialogues, of coexistence happen with the divergence of ideas, positions, different thoughts that intertwine in zones of creativity, inventiveness and experimentation by differences. The concept of peripheral look that I propose, foresees the taking of a political position in opposition to the rational look and includes the idea of thinking critically to reality, geographically materialized and felt in the lived space. Especially in the peripheries and with the people who inhabit the peripheral spaces.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGeografia – Estudo e ensinoPrática de ensinoEducação – Aspectos sociaisUm ‘olhar periférico’ sobre práticas de ensino de geografia e outras geografias de ensinoTeseCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação