Schettino, Paulo B. C.Solla, Ana Maria FidelisSolla, Ana Maria Fidelis2023-05-092023-05-092009https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/434Em nossa pesquisa, colocamos as Literaturas junto às outras representações visuais – Teatro, Cinema e Televisão - considerando a todos como meios imagéticos de comunicação, por fazerem uso da Figura como forma de expressão. Este estudo, entre outros objetivos, busca verificar a influência do cinema sobre a formação do imaginário de seus espectadores. Para tanto, voltamos nossa atenção para um grupo restrito de integrantes do CineClube da Terceira Idade da UNISO “Maria José Sodré”, pessoas que testemunharam o processo de consolidação do cinema como grande indústria cultural. Para esta investigação, a metodologia aplicada foi a coleta de depoimentos orais, processo individual de parcela que compõe o todo coletivo. O contato com as lembranças, nas falas dos depoentes, possibilitou o acesso às suas memórias, presentificando, assim, o passado. Pretendemos mostrar, ainda, o cinema como instrumento de fascínio, ilusão e prazer visual, bem como a identificação do cinema como fonte inspiradora de hábitos, costumes e comportamentos.In our research, we put Literature along with the other visual representations - Theater, Cinema and Television – considering all image related ways of communication for making use of the Figure as a form of expression. This study, amongst others proposes, intends to verify the influence of the cinema in the construction of its viewer’s imagination. With that purpose, we turn our attention to a restrict group of followers of The Middle Age CineClube from UNISO “Maria José Sodré”, people that witnessed the consolidation process of the cinema as a big cultural industry. For this investigation, the applied methodology was the collection of oral testimonies, an individual process, pieces that compose the collective. The contact with the remembrances contained in the words of those who testified made the access to their memories possible, bringing the past to the present. We intend to show, yet, the cinema as an instrument of fascination, illusion and visual pleasure, as well as the identification of the cinema as an inspirational source of habits, customs and behaviors.CinemaCinema - Aspectos sociaisComunicação de massa e culturaIndústria culturalCinema e imaginário: fragmentos de lembrançasDissertação