Salles, Fernando CasadeiGiaponesi, Márcia LopesGiaponesi, Márcia Lopes2024-11-212024-11-212008https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1755Este trabalho desenvolve considerações sobre o Processo de Rotinização do Trabalho Docente, tendo em vista a sua importância na delimitação do trabalho do professor, desde sua definição pedagógica até sua configuração enquanto processo interativo. Verifica a ambigüidade da rotina no cotidiano escolar. Para isto, destaca os acontecimentos diários da prática docente, pesquisando a rotinização como uma condicionante social, imposta, de forma aparentemente natural, de fora para dentro da sala de aula, independente de qualquer interferência ou vontade do professor. O objetivo foi verificar, primeiramente, a perspectiva do processo de rotina do trabalho humano em geral e, depois, voltou-se especificamente ao processo de rotina do trabalho docente. Em decorrência desse processo, aborda a proletarização do trabalho do professor bem como sua desqualificação e faz referência à autonomia limitada presente no trabalho docente. Todos os acontecimentos cotidianos são organizados em estruturas uniformes e ritmos que caracterizam o trabalho dos professores.This paper considers the Process of the Routine of the Teacher Job taking into account its importance on the delimitation of the work of the teacher from its pedagogical definition to its configuration as an interactive process. It verifies the ambiguity of the routine in the school everyday and in order to get that, it highlights the daily events of the teaching practice, searching for the routine as a social conditioning, imposed on an apparently natural way, from outside to inside the classroom environment, independent of any intervention or will of the teacher. The purpose of this paper was to verify, at first, the perspective of the process of the routine on the human being work in general and after on the teacher job. As a result of this process, it brings up the proletarianization of the work of the teacher as well as his/her discredit and it refers to his/her limited autonomy present in the teacher job. All the everyday events are organized into uniform structures and rate which characterize the work of the teachers.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPrática de ensinoProfessores - Aspectos sociaisO processo de rotinização do trabalho docenteDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação