Nista-Piccolo, Vilma LeníAmaral, Lilian PintoAmaral, Lilian Pinto2023-05-092023-05-092016https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/774A Síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é a alteração cromossômica mais frequentemente observada em recém-nascidos, tendo uma incidência de 1 em cada 660 nascidos vivos. Está associada a uma gama de fenótipos e alterações neurofisiológicas, mas a principal e mais incapacitante é a deficiência intelectual. O objetivo desta pesquisa foi identificar e interpretar possíveis dificuldades e facilidades presentes no cotidiano escolar da criança com SD, em relação à sua aprendizagem. A investigação se deu no ensino fundamental I, nas redes regular de ensino da cidade de Sorocaba. A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa e os dados foram interpretados com base no Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg (1989), que permitiu o levantamento de indícios a partir das entrevistas semiestruturadas com as famílias das crianças, professores e com as próprias crianças, e das observações das crianças no cotidiano escolar. Achados demostraram que tanto as condições educacionais, como as práticas pedagógicas e os aspectos da dimensão afetivo-social interferem na aprendizagem dessas crianças. As entrevistas com pais, professores e alunos revelaram comportamentos e atitudes inadequadas que comprometem o desenvolvimento e o crescimento das crianças com SD. As observações de campo permitiram comprovar incoerência entre o discurso e as ações propriamente ditas. Concluiu-se que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para que uma aprendizagem de qualidade seja alcançada, e que as políticas públicas inclusivas existentes não são suficientes e não se sustentam com ações e atitudes isoladas, de um professor ou de uma escola, pois requerem respostas às questões educacionais cotidianas e contemporâneas.The Down Syndrome (DS), also known as Trisomy 21, is a chromosomal abnormality, which is the most frequent syndrome observed in newborns, showing incidence of 1 in 660 live births. It is related to a range of phenotypes and neurophysiological changes; however, the main and most disabling is the intellectual disability. The aim of this study was to identify and interpret possible facilities and difficulties encountered in the school life of the child with DS, with respect to their learning process. The research took place in the elementary school I, in the regular educational system of the city of Sorocaba. The selected methodological approach was qualitative and the data was analyzed according to the Evidential Paradigm, proposed by Ginzburg (1989), which allowed to obtain evidence from the semi structured interviews given by the children’s families, teachers and the children themselves, in addition to observing the children’s school life. The findings showed that either the educational conditions or the pedagogical practices, as well as the aspects of the social-affective dimension interfere with the learning process of these children. The interviews with the parents, teachers and the students showed inappropriate behaviors and attitudes that jeopardize the development and the growth of the children with DS. Field observations allowed us to prove inconsistencies between the speech and the actions. It was concluded that there are still many challenges to be faced in order to achieve high quality learning, and that the current inclusive public policies are not enough and they are not properly supported with isolated actions and attitudes of a single teacher or school, since they require answers to the daily and contemporary educational questions.Criancas deficientes mentais - EducaçãoDown, Síndrome deInclusão escolarAmbiente escolarA aprendizagem da criança com Síndrome de Down no cotidiano da escola regularTese