Reigota, MarcosLima, Adriana Teixeira deLima, Adriana Teixeira de2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/368Essa pesquisa qualitativa teve como objetivo inicial analisar contribuições que o artista Frans Krajcberg poderia trazer à educação ambiental. Num primeiro momento considerei apenas como objeto da pesquisa as suas obras de arte. Num segundo momento ao deparar-me com um material apostilado de Arte que se refere à Krajcberg, e que é utilizado por uma escola de ensino fundamental, verifiquei através da observação a maneira como o artista é estudado na escola. Essa observação proporcionou também uma atividade prática realizada pelos alunos que culminou com a Mostra “Educação Ambiental pela Arte” em 2005, no espaço de exposições da Biblioteca Aluísio de Almeida da Universidade de Sorocaba - UNISO. O desdobramento dessa exposição foi o convite por parte da Divisão de Cultura da cidade de São Roque para a realização da Mostra “Educação Ambiental através da Arte”, em 2007. No decorrer da pesquisa o Grupo de Estudos “Perspectiva Ecologista de Educação” visitou o Espaço Cultural Frans Krajcberg em Curitiba em 2006, e essa experiência vivida pelos alunos foi analisada também. Outras análises relevantes foram inseridas no desenvolvimento da pesquisa: seu percurso artístico, uma entrevista inédita e exclusiva com o artista e suas falas sobre a arte e o meio ambiente. O percurso artístico de Frans Krajcberg se iniciou com a pintura e culminou com a escultura, é carregado de vivências que passam por uma inquietação pessoal, pela sua formação profissional e por espaços públicos. Seu pensamento artístico e sua militância pela causa ecológica traduzem a singularidade e a relevância do artista, para o tema em questão. Sua trajetória artística analisada sob a perspectiva hermenêutica proporcionou diferentes possibilidades de contribuições à educação ambiental sintetizadas da seguinte maneira: sua identidade como artista que ao produzir as suas obras de arte faz um protesto contra o desmatamento no Brasil (imagem), a mediação das suas obras como componente pedagógico para a educação ambiental e para a arte (contextualização/diálogo), e a vivência do artista e suas falas foram subsídios para a sua identificação como um educador ambiental (palavra/educador). Os referenciais teóricos utilizados foram: Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Maria Ciavatta, Marisa Vorraber Costa, Marcos Reigota, Ayrton Dutra Corrêa, Claire Feijó da Fonseca, Maria José Braga Falcão, Takashi Fukushima, Cristina Rodrigues, Maria José Justino, Nadja Hermann, Andréa Focesi Pelicioni, Adilson Januário da Silva e Sílvio Gallo.The primarily aim of this qualitative research was to analyse Frans Krajcberg’s contributions to enviromental education, and the object of research was only his art work. In a second moment, I investigate how the artist is studied at a private elementary level school. This observation led to a practical activity with the students and to the exibition “Environmental Education through Art”, in 2005, at the library Aluísio de Almeida of the University of Sorocaba. The same art exposition was shown in São Roque (SP), in 2007. The study group “Ecological Perspective in Education” visited the Cultural Space Frans Krajcberg in Curitiba (PR), and the experience with the students was analysed again. This dissertation also presents Frans Krajcberg’s artistic trajectory, a never seen interview, and his speechs on art and environmental isuues. His artist trajectory started with paintings and culminated with sculptures, and incorporates Krajcberg’s school and professional experiences. His artistic background, analyzed under the Hermeneutic point of view, brings new contributions to Environment Education: the work of art as a protest against the deforestation in Brazil; Art as a link to environment education and to Art itself; the artist’s life and his speech revealing the environmental educator behind the artist. The theoretical references used in this study include Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Maria Ciavatta, Marisa Vorraber Costa, Marcos Reigota, Ayrton Dutra Corrêa, Claire Feijó da Fonseca, Maria José Braga Falcão, Takashi Fukushima, Cristina Rodrigues, Maria José Justino, Nadja Hermann, Andréa Focesi Pelicioni, Adilson Januário da Silva e Sílvio Gallo.Educação ambientalArte na educaçãoA educação ambiental através da arte: contribuições de Frans KrajcbergDissertação