Britto, Luiz Percival LemePavani, Elizabeth Akemi IoshigaPavani, Elizabeth Akemi Ioshiga2023-05-092023-05-092004https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/202O objeto principal deste trabalho é examinar e acompanhar uma ação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cuja finalidade declarada seria a promoção da leitura literária. O Programa Nacional Biblioteca da Escola, PNBE, em específico o "Literatura em Minha Casa", é uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura, juntamente com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, cuja meta é a distribuição de livros de literatura infanto-juvenil aos alunos da rede Pública Estadual. A prática e a atuação das professoras em relação ao projeto "Literatura em Minha Casa" são fatores analisados na presente pesquisa. A performance dessas professoras da 4ª série do Ensino Fundamental foi investigada sob vários ângulos, tais como empenho em relação à aplicação, receptividade à proposta, entendimento dos objetivos do projeto, bem como a concepção de literatura e leitura.A atuação do Estado também é alvo desta investigação, pois o fracasso ou sucesso do PNBE, em grande parte, dependeria do treinamento, orientação e condução do projeto em si. O objetivo principal do programa é o incentivo à leitura, principalmente, o de leitura compartilhada entre pais, parentes, amigos dentro e fora da escola. Um dos pontos considerado mais positivo da campanha é que os livros passariam a ser propriedades dos alunos.As questões de maior relevância da pesquisa se fundamentam em identificar a proposição do ensino da literatura na escola, em particular na 4ª série, e a compreensão do ensino da literatura na escola e na sociedade. O cerne da questão é a identificação da importância de ensinar a literatura enquanto prática e social debate social. O que se evidenciou ao longo do estudo é a distância entre a prática e o discurso, já que as atividades desenvolvidas por uma das professoras em relação as leituras propostas demonstraram-se equivocadas e imprecisas - a reprodução e a imposição da leitura é ainda um processo vigente nas escolas. A outra docente atingiu os fins, pois houve um comprometimento com as sugestões do PNBE, como também, um entendimento melhor das praticas do plano devido ao acompanhamento de uma coordenadora da escola.The main goal of this work is to examine and accompany an action of the Board of Education of the State of São Paulo, whose declared purpose is promoting literary reading. The National School Library Program (PNBE), more specifically the "Literature at home" Project, is an initiative of the Brazilian Ministry of Education and Culture, along with the National Fund of Educational Development (FNDE), whose aim is to distribute literary books for children and teens to the State Public School students. Teacher's methods and strategies for approaching the "Literature at home" Project were aspects analyzed in the present research. Several angles of Elementary School 4th grade teachers' performance were investigated, such as: interest regarding the project implementation, receptivity to the proposal, understanding of the project goals, as well as their conception of literature and reading. The performance of the State is also a target of investigation, considering that the National School Library Program (PNBE) success or failure depends on training, guiding and development of the project itself. The program is mainly intended to spur the interest in reading, which can be shared with parents, relatives and friends, in and out of school. One of the most important aspects of the campaign is that children may become the book owners. The most relevant points of the research consist in identifying the purpose of teaching literature at school, particularly in the 4th grade, and the comprehension of teaching this subject at school and in the society. The issue of primary concern is the identification of the importance of teaching literature while a social practice, a social debate. During the study it was shown a gap between theory and practice, since the activities developed by one of the teachers concerning the selected texts were mistaken and inexact - practices like reproduction and coercive reading are still present in schools. The other teacher met the requirements because there was a commitment with the syllabus of the program (PNBE), as well as a better understanding of the plan guidelines due to the follow up of a school coordinator.Leitura literáriaLiteratura infanto-juvenilLivro e leituraLeitura - Promoção"Literatura em minha casa" nasce na escolaDissertação