Drigo, Maria OgéciaSantos, Antonio Ferreira dosSantos, Antonio Ferreira dos2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/716O potencial de sentidos engendrados em imagens fotojornalísticas é o objeto de estudo desta pesquisa, que toma como corpus oito imagens referentes ao caso Mércia Nakashima, veiculadas no jornal impresso Folha de S.Paulo, nos meses de maio e junho de 2010, período que corresponde ao desaparecimento da jovem Mércia Nakashima e da localização do seu corpo nas águas de uma represa próxima à cidade de São Paulo, e no mês de março de 2013, período do julgamento do acusado pelo assassinato, o ex-namorado da vítima. Assim, a pesquisa é guiada pela pergunta: Qual o potencial de sentidos das imagens fotojornalísticas presentes na cobertura do caso Mércia Nakashima pelo jornal impresso Folha de S.Paulo e, em que medida, tal potencial pode ser revertido em prol do julgamento do réu pelo público em geral? A partir disto, delineiam-se o objetivo geral de compreender os sentidos gerados por imagens fotojornalísticas e os objetivos específicos de explicitar aspectos do fotográfico, do fotojornalismo e inventariar o potencial de sentidos das imagens selecionadas. Pesquisa bibliográfica e análise de imagens, na perspectiva de Barthes, com foco nos conceitos de studium e punctum, são as estratégias metodológicas adotadas. A relevância da pesquisa para a comunicação visual está na construção de um olhar que permite inventariar os sentidos gerados por imagens fotojornalísticas, considerando-se as pistas dadas no studium.The potential of senses engendered by photojournalistic images is the subject addressed by this research, which takes as its corpus eight images of the case Mercia Nakashima, conveyed in the printed newspaper Folha de S.Paulo, in May and June 2010, the period referring to young Mercia Nakashima’s disappearance and, afterwards, when her body was found inside a dam near the city of São Paulo; and in March 2013, when the indicted man – the victim’s ex-boyfriend – was judged. Thus, the research is oriented by the question: What is the sense potentiality of the photojournalistic images published by the newspaper Folha de S.Paulo about the case Mercia Nakashima, and to what extent can this potentiality be reverted in favor of the people’s judgment to the defendant? Therefrom, one delineates as a general object to understand the senses generated by photojournalistic images; and, as specific objectives, to explicit some aspects of photography, photojournalism, and to register the sense potentiality of the selected images. The prescribed methodological strategies are bibliographical research and image analysis under Barthes’ perspective, focusing on the concepts of studium and punctum. The relevance of the research to visual communication lies upon its construction of a view that allows registering the senses generated by photojournalistic images, considering the indexes from the studium.Comunicação visualfotojornalismoImagens fotográficasImagens fotojornalísticas: o caso Mércia Nakashima no jornal Folha de São PauloDissertação