Sanfelice, José LuísDessotti, Isabel Cristina CaetanoDessotti, Isabel Cristina Caetano2023-05-092023-05-092007https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/342Este estudo buscou construir uma parte da história do Município de VotorantimSP desde a sua origem em fins do século XIX, ainda integrado ao Município de Sorocaba, até a sua emancipação em 1965. Deu-se destaque ao Banco União que com seus empreendimentos alterou de forma significativa as características regionais vigentes até então. O apito da fábrica, as chaminés fumegantes, a movimentação dos operários passam a vigorar e a estabelecer as relações sociais. Estudou-se a trajetória escolar na vila operária de Votorantim surgida a partir da fábrica de tecidos. As escolas seguiam o modelo educacional imposto pela escola republicana que organizou o ensino em escolas isoladas (carregaram as mazelas do tempo do Império) e grupos escolares (incumbência de formar o cidadão republicano moderno). A trajetória educacional da vila operária de Votorantim, iniciada na última década do século XIX, caracterizou-se pelas escolas isoladas e foi contemplada com a criação do Grupo Escolar em 1925. Utilizou-se na pesquisa fontes primárias e secundárias, tais como: a imprensa, especialmente os jornais da época, que contribuíram para o entendimento do contexto da industrialização e do desenvolvimento da educação nos tempos da República. As principais referências teóricas de apoio foram baseadas nas reflexões formuladas por Souza (1998), Carvalho (1989), Fausto (1976) e Basbaum (1976). A análise da documentação e da bibliografia disponíveis permite considerar que as relações trabalho e capital se fizeram num misto de dominação e resistência; inserida nesse contexto, a escola republicana foi incapaz de promover eficazmente a educação popular, mas competente para formar o operário subserviente.This study it searched to construct a part of the history of the City of VotorantimSP since its origin in ends of century XIX, still integrated to the City of Sorocaba, until its emancipation in 1965. It was given to prominence to the Banco União that with its enterprises modified of significant form the effective regional characteristics until then. The whistle of the factory, the smoky chimneys, the movement of the laborers starts to invigorate and to establish the social relations. It is studied the school trajectory in the laboring village of Votorantim appeared from the fabric plant. The schools followed the educational model imposed for the republican school that organized education in isolated schools (had loaded bad consequences of the time of the Empire) and pertaining to school groups (incumbency to form the modern republican citizen). The educational trajectory of the laboring village of Votorantim, initiate in the last decade of century XIX, was characterized for the isolated schools and was contemplated the creation of the pertaining to school group in 1925. It was used in the research primary and secondary sources, such as: the press, especially the periodicals of the time, that had contributed for the agreement of the context of the industrialization and the development of the education in the times of the Republic. The main theoretical references of support had been based on the reflections formulated for Souza (1998), Carvalho (1989), Fausto (1976) and Basbaum (1976). The analysis of the documentation and the bibliography available allows to consider that the relations work and money if had made in a compound of domination and resistance; inserted in this context, the republican school was incapable to promote efficiently popular education, but competent to form the laborer subservientEducação - História - Votorantim (SP)Educação - História - Aspectos sociais - Votorantim (SP)Indústria e educaçãoHistória da educação de Votorantim: do apito da fábrica à sineta da escolaDissertação