Pimenta, Maria AlziraDomingos, Alex Renato CouriDomingos, Alex Renato Couri2023-05-092023-05-092017https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/810A presente dissertação trata da formação em Arquitetura e Urbanismo e da problemática relacionada: ao currículo, à formação dos professores, ao descontentamento dos estudantes, ao aumento do número de cursos sem paralelo aumento da qualidade dos mesmos. A pesquisa pretende trazer subsídios para o debate sobre os objetivos e a efetividade dessa formação. O estudo analisou as principais confluências e conflitos de visões sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a desejável formação profissional nesta área sob a ótica de diferentes agentes interessados no tema, tais como: estudantes, professores, Estado, profissionais, Conselho Profissional e a sociedade. A metodologia da pesquisa foi definida em função da análise proposta. Para conhecer e destacar os principais pontos das visões sobre este ensino foi utilizada a pesquisa qualitativa com a triangulação entre pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa telematizada. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Por meio desta técnica, foi possível identificar, comparar e analisar diferentes visões sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo, permitindo, ao final, apontar perspectivas de mudanças para este ensino no Brasil assim como possibilidades de desdobramentos desta pesquisa.This research talks about process of education and training in Architecture and Town Planning, to the curriculum, to the training of teachers, the disappointment of students, the increase in the number of courses without proportional increase of their quality of teaching and learning. This research intends to provide subsidies for the debate about the objectives and the effectiveness of this training and learning process in the Architecture and Town Planning area. The study analyzed the main confluences and conflicts of views about the teaching and learning process and the better and desirable professional formation in this area from the perspective of different agents interested in the subject, such as: students, teachers, State, professionals in practice, Professional Council of Architecture and Town Planning, and specially, the society. The methodology adopted in this research was defined according to the proposed analysis. To know and highlight the main points and visions about this teaching and learning process it was used the qualitative methodology with the triangulation between bibliographic research, documental analysis and telematized research. For the data treatment it was made the content analysis. Through this methodology it was possible to identify, to compare and to analyze a lot of different views on the teaching and learning process of Architecture and Town Planning, allowing at the end, to identify perspectives of changes for this teaching and learning process in Brazil as well as possibilities of continuity of this research.Arquitetura - Estudo e ensino (Superior)Formação profissionalEnsino superiorVisões, confluências e conflitos sobre o ensino de arquitetura e urbanismoDissertação