Santos, Tarcyanie CajueiroRibeiro, Juliana Aline FungaroRibeiro, Juliana Aline Fungaro2024-09-132024-09-132023https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1701https://doi.org/10.22482/dspace/277Esta dissertação se desenvolve no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais, e tem como tema a representação da mulher executiva na revista Exame, por meio de levantamento de reportagens sobre mulher, publicadas na revista eletrônica, durante o período de 2018 a 2021. Busca-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como a mulher executiva é representada na Revista Exame? O objetivo é investigar como o gênero feminino é representado no mundo empresarial. Para tanto, foi feito um breve panorama do movimento feminista através dos conceitos de Garcia (2011), Alves & Pitanguy (1991), Pinto (2003) e de representação social e tecnologia de gênero nos conceitos de Hall (2016) e Lauretis (1987). Lipovetsky (2000) auxilia sobre a perspectiva histórica da inserção da mulher no trabalho, junto com Perrot (2009), Saffiotti (2013). Com o propósito de se alcançar os objetivos, adota-se a análise de conteúdo de Bardin (2010) e Franco (2005) como a metodologia desse estudo. Neste trabalho, o objeto de pesquisa é “mulher”, vamos entendê-la no senso comum. A presença da mulher neste contexto tem um campo importante de pesquisa, e a representação dela no cargo de poder ainda reproduz estereótipos preconceituosos, colocando obstáculos à mulher para alcançá-lo. A relevância desse trabalho está em propiciar reflexões acerca de como a mulher está sendo representada nas revistas de negócios e o seu papel no mundo do trabalho. As análises dos recortes das revistas selecionadas possibilitam relacionar o lugar das mulheres em importantes cenários no mundo empresarial. Elas estão, cada vez mais, em destaque em novos postos de trabalho, buscando os cargos de liderança. Neste trabalho, analisamos 11 reportagens da Revista Exame, e elas mostraram que em algumas profissões as mulheres já ultrapassaram os homens. Entretanto, em pleno século XXI, nos cargos de liderança, elas ainda enfrentam o preconceito por serem mulher também se tiverem filhos. As mulheres são guerreiras e buscam a ruptura do “teto de vidro” e do estereótipo que são frágeis.This dissertation is developed within the scope of the communication and culture program in the line of research media and sociocultural practices and has as its theme the Representation of the Executive Woman in Exame Magazine, through a survey of reports about women published in the electronic magazine, during the period of 2018 to 2021. It seeks to answer the following research question: How are executive women represented in Exame magazine? The objective is to investigate how the female gender is represented in the business world. For this purpose, a brief overview of the feminist movement was made through the concepts of Garcia (2011), Alves & Pitanguy (1991), Pinto (2003) and social representation and gender technologies in the concepts of Hall (2016) and Lauretis (1987). Lipovetsky (2000) assists on the historical perspective of the women’s insertion in workplace, along with Perrot (2009), Saffiotti (2013). With the purpose of reaching the objectives, the content analysis of Bardin (2010) and Franco (2005) is adopted as the methodology of this study. In this work’s object of research, we will understand woman as the common sense "woman". The presence of women in this context has an important field of research and their representation in positions of power that still reproduce prejudiced stereotypes, placing obstacles for women to reach power. The relevance of this work lies in providing reflections on how women are being represented in business magazines and their role in the world of work. The analysis of clippings from selected magazines makes it possible to relate the place of women in important scenarios in the business world. They are increasingly highlighted in new jobs, seeking leadership positions. In this work, we analyzed eleven reports from Exame magazine, and they showed that in some professions women have already surpassed men. However, in the 21st century, in leadership positions, they still face prejudice for being a woman and another barrier if they have children. Women are warriors and seek to break the “glass ceiling” and the stereotype that they are fragile.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMulher - Trabalho - BrasilExecutivas - Aspectos sociaisMulheres de negóciosComunicação e culturaA representação da mulher executiva na revista ExameDissertaçãoCIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação