Dias Sobrinho, JoséCardoso, Roberta MurielCardoso, Roberta Muriel2023-05-092023-05-092015https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/696Um dos grandes desafios a ser enfrentado no âmbito da educação superior atualmente é o de atestar a qualidade das instituições de educação superior e seus cursos, buscando, por meio de processos de garantia de qualidade, internos e externos, repensar as ações institucionais, rever os procedimentos internos e oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas em educação. A avaliação e a acreditação, como instrumentos de garantia de qualidade, são campos abertos a amplo debate epistemológico e conceitual, especialmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi criado com o objetivo de formar uma cultura de avaliação no País, para melhorar a qualidade da educação superior. A proposta desta tese foi discutir os processos de garantia de qualidade existentes no Brasil, especialmente o SINAES, verificando o que foi proposto e o que ocorre de fato no dia a dia das IES, discutindo em que medida estes processos contribuem para o desenvolvimento da educação superior no País. A pergunta central do trabalho é: Em que medida os processos de avaliação e acreditação, da forma como estão sendo executados, podem atestar a qualidade da educação superior no Brasil? Para responder à pergunta, foi realizada uma pesquisa caracterizada como analítica, de revisão e descritiva. Quanto aos meios, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados evidenciaram que o que ocorre no Brasil atualmente é um processo burocrático de fiscalização e controle, com base em uma prática que não pode ser chamada de avaliação educativa, e por isso, não pode atestar a qualidade das instituições e seus cursos, por não contar com elementos de análise suficientes para tanto. Porém, foi feita uma ponderação sobre o fato de que os processos existentes, em certa medida, movimentam as instituições, trazendo alguma melhoria, por razões diversas. Constatou-se que o que dá fé pública da “qualidade” às instituições e aos cursos no Brasil são os Indicadores de Qualidade (CPC, IGC e ENADE), embora não estejam de acordo com a proposta do SINAES, que foi descaracterizada a partir da utilização destes indicadores. A contribuição que este estudo ofereceu foi a de mostrar que a proposta do SINAES, sistema planejado para o desenvolvimento da avaliação, não funcionou e que este fato prejudica as instituições de educação superior e, consequentemente, o desenvolvimento da educação no País.One of the major challenges to be faced in higher education nowadays is verifying the quality of higher education institutions and their courses, seeking, through quality assurance processes, internal and external, to rethink the institutional actions, review internal procedures and provide support for the development of public policies in education. The evaluation and accreditation as quality assurance instruments are fields with ample epistemological and conceptual debate, especially in developing countries. In Brazil, the National System of Higher Education Evaluation (SINAES) was created with the aim of forming a culture of evaluation in the country to improve the quality of higher education. The purpose of this thesis was to discuss the existing quality assurance processes in Brazil, especially SINAES, checking what was proposed and what actually happens on a day-to-day IES discussing to what extent these processes contribute to the development of higher education in the country. The central question of the work is: To what extent the evaluation and accreditation processes, the way they are running, can attest to the quality of higher education in Brazil? To answer the question a survey was conducted characterized as analytical, review and descriptive. As for the means of the survey were used to bibliographic and documentary research. The results showed that what happens in Brazil nowadays is a bureaucratic process of supervision and control, based on a practice that can not be called educational assessment therefore can not attest to the quality of institutions and their courses, for not having sufficient analytical tools for the analysis. However, a balance was made on the fact that the existing process to some extent moves institutions, bringing some improvement for several reasons. It was also found that what gives public faith of "quality" of institutions and courses in Brazil are the Quality Indicators (CPC, IGC and ENADE), although not in accordance with the proposal of SINAES, which was uncharacteristic from the use of these indicators. The contribution that this study offered was to show that the proposed SINAES, planned system for the development of assessment, did not work and this fact affects the higher education institutions and thus the development of education in the country.Ensino superior - AvaliaçãoEnsino superior - Avaliação - BrasilQualidade (Educação)Avaliação educacionalAvaliação e acreditação no desenvolvimento da educação superior no BrasilTese